quarta-feira, 1 de março de 2017

PALAVRA DO PÁROCO


“Eis o tempo favorável, eis o dia de conversão! Convertei-vos e crede no Evangelho!”, com essas palavras próprias do tempo quaresmal damos início a nossa conversa desse mês. Mês que se nos abre com a Quarta-feira de Cinzas, instituída há muito tempo na Igreja, marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3,19) para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa para não mais perecer.
A intenção deste sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da Quaresma; e fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.
A maioria das pessoas, mesmo os cristãos, passa a vida lutando para “construir o céu na terra”. É um grande engano. Jamais construiremos o céu na terra; jamais a felicidade será perfeita no vale em que o pecado transformou num vale de lágrimas. Devemos, sim, lutar para deixar a vida na terra cada vez melhor, mas sem a ilusão de que ficaremos sempre aqui. É o tempo da Via-sacra: a devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O mais comum e próximo do que nos remonta é que seja rezada em também em peregrinação, de encontro às famílias.
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, dura 40 dias, começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
Iniciamos também com a quaresma a Campanha da Fraternidade (CF) 2017 que tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, a campanha terá início em todo o país no dia 1º de março.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus. Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. 
Tempo também de celebrarmos a misericórdia de Deus pelo sacramento da Confissão, sinal de arrependimento e conversão! Por isso, nas sextas-feiras estaremos nas capelas, conforme calendário, atendendo as confissões.
No dia doze, domingo, com muita alegria vamos festejar os 47 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora do Rocio, com um saboroso almoço, após a Missa solene das 9h. No dia 16 também a Paróquia Sra. das Dores, celebra seus 16 anos de criação. Parabéns às nossas duas paróquias que vêm colaborando na obra da Evangelização nessa diocese.
Neste mês no calendário litúrgico temos duas solenidades a serem celebradas com fervor: dia 20 a solenidade de São José e no dia 25 a da anunciação do Senhor. São José é dia 19, mas sendo 19 domingo de quaresma, a solenidade é então deslocada para a segunda-feira, portanto, dia 20.
Juntos ao Papa Francisco, os devotos do Apostolado da Oração nesse mês são convidados a rezarem pelos cristãos perseguidos, para que experimentem o apoio de toda a Igreja na oração e através da ajuda material.
De 18 a 24 de março estará em peregrinação em nossa diocese a Mãe do Paraná, a Senhora do Rocio, por ocasião dos 40 anos do decreto de Paulo VI tornando-a padroeira dos paranaenses! Somos beneficiados, junto aos 300 anos de Aparecida, ocasião do Ano Mariano que celebramos, o fazemos também concomitantemente aos 40 anos citados.
Terminando o mês o clero se encontra aos pés da Mãe do Perpétuo Socorro em São Mateus do Sul para sua reunião ordinária!
Até mês que vem! Façamos uma boa e santa quaresma, eis o tempo favorável, eis o tempo de conversão!

Oh Maria, Serva, Mãe e Senhora do Rocio e Mãe das Dores, rogai por nós!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

PALAVRA DO PÁROCO



 Caríssimos filhos, na graça de Deus, encontramo-nos através desta nossa comunicação, a fim de crescermos na fraternidade, para a glória de Deus Pai. Adentramos fevereiro, ainda nos inícios do novo ano. Mês que nos prepara para o tempo de deserto, tempo quaresmal a ter início no próximo primeiro de março, quarta-feira de cinzas. Logo no dia dois temos a festa da Apresentação do Senhor ”a festa de Cristo «luz dos povos», e do encontro («Ypapanti») do Messias com o seu povo, no Templo de Jerusalém. O gesto de obediência à lei e de oferta, feito por Maria e José que levam o Menino Jesus para oferecê-lo ao Templo, inspira a presença nesta celebração de tantos consagrados e consagradas: eles e elas representam aqueles que escolheram a via dos conselhos evangélicos, na rica variedade dos carismas que tornam a Igreja mais linda com os dons do Espírito e preparada para desempenhar sua missão universal do Evangelho; além disso, eles e elas estão aqui para renovar os compromissos de sua consagração e missão.”[1] Neste dia também nosso pastor diocesano, Dom Agenor Girardi,MSC colhe mais um girassol na jardim da vida! Parabéns Dom Agenor! Logo no dia 04 rezemos pelo nosso irmão frei Lyon,MsS que será ordenado diácono em Eunápolis-BA. De treze a dezesseis o clero diocesano estará reunido em Ponta Grossa para seu retiro anual. Rezemos pelos nossos padres! E no dia dezoito, em Paulo Frontin, a nossa diocese se alegra com o diácono Marcelo que será ordenado presbítero para o serviço da Igreja em nossa diocese de União da Vitória.
Quanto ao calendário santoral de fevereiro temos alguns santos que merecem ser lembrados para buscarmos a sua intercessão: dia três temos São Brás, padroeiro da garganta; dia cinco, temos Santa Águeda que é lembrada no Cânon romano da Missa (oração eucarística primeira); dentre outros, como Paulo Miki e companheiros, Escolástica, Bakhita, além dos Sete fundadores Servitas. Nas comemorações do Ano mariano, temos a comemoração de nossa Senhora em Lourdes. Sua devoção começou no dia 11 de fevereiro de 1858, na pequena vila de Lourdes, França. Nesse dia, três amigas foram buscar lenha na mata que ficava perto da vila: Bernadete Soubirus de 14 anos, sua irmã Marie Toinette de 11 anos e a amiga Jeane Abadie, de 12 anos. A caminho do rio Gave, passaram por uma gruta. Ali, Bernadete ouviu a voz de uma mulher chamando-a carinhosamente. A voz vinha de dentro da gruta. Curiosa e obediente, Bernadette entrou e viu a figura de uma jovem senhora vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um rosário de contas de pérolas em sua mão. Depois temos no dia 22 a festa da Cátedra de São Pedro: A Cátedra de Pedro ou Cadeira de São Pedro (em latim Cathedra Petri) é uma relíquia católica, conservada na Basílica de São Pedro em Roma, dentro de um compartimento de bronze, dourado, projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653, que possuí a forma de uma cadeira de espaldar alto. Fundamenta-se na Sagrada Escritura a autoridade do nosso Papa: encontramos no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: “E vós, quem dizei que eu sou?” São Pedro, em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus”.
Em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco rezemos por todos os que vivem em provação, sobretudo os pobres, os prófugos[2] e os marginalizados, para que encontrem acolhimento e conforto nas nossas comunidades.
Pela intercessão da Virgem Senhora do Rocio e Mãe das Dores, nas celebrações do ano Mariano, Deus, em sua bondade, lhe abençoe e lhe guarde! Até mês que vem!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Paróquia do Rocio acolhe novo Vigário

Na Missa das 19h do último dia 29 de janeiro em nossa Igreja Matriz, nosso bispo diocesano Dom Agenor Girardi,MSC fez a apresentação do nosso mais novo vigário, Frei Cristóvão Carvalho,MsS na presença do diácono Marcos Vinícius e nosso pároco Frei Antoniel,MsS.