PALAVRA DO PÁROCO







Caros filhos e filhas, na graça de Deus encontramo-nos mais uma vez através desta nossa comunicação, a fim de mais nos irmanarmos, para a glória de Deus Pai. Entramos o mês de setembro, mês que a Igreja convida-nos a mais voltarmos nossa atenção à Sagrada Escritura, à Palavra de Deus, no sentido de melhor viver o que Deus, nosso Pai misericordioso, nos prescreve!
“O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).
São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação.”[1] 
No quadro santoral do mês, dentre as datas, damos destaque à Natividade de Nossa Senhora, celebrada no dia oito; depois no dia quatorze celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz, símbolo de nossa redenção, seguida logo da Virgem das Dores, aquela que, justamente, esteve aos pés da cruz de nosso Senhor! Já, mais adiante, no dia vinte e um, celebramos a festa do evangelista Mateus, aquele que de cobrador de impostos passou a narrador das verdades de Jesus Cristo! Terminando o mês, no dia vinte e nove, celebramos os Arcanjos, Santos Anjos Miguel, Gabriel e Rafael, “amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”.”[2] Concluímos o mês com São Jerônimo, citado acima!
Nesse mês nosso Instituto Missionário Servos do Senhor celebramos onze anos no serviço da acolhida redentora no seio da Mãe Igreja. Sob os auspícios de Maria, Mãe e Serva somos trinta e um frades que buscam com seu apostolado “humanizar e evangelizar” e que entre os dias cinco e nove próximos estaremos reunidos em retiro em Eunápolis-BA. Assim, pedimos vossas orações para nós, durante esses dias, em especial!
Nossa paróquia esse mês tem a alegria de acolher três encontros diocesanos: no dia 04 a catequese diocesana fará acontecer como que um cenáculo com Maria; no dia 11 é a vez das zeladoras das capelinhas fazerem seu II encontro diocesano e depois, no dia dezoito, sediaremos o II Congresso Diocesano dos Coroinhas! Sejam todos bem vindos à nossa paróquia! A Virgem Mãe do Rocio interceda por todos os catequistas, zeladoras e coroinhas!
Com o tema “Para que n´Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”, o Mês da Bíblia 2016 traz como proposta de estudo o livro do profeta Miqueias. Aproveitemos a motivação e conheçamos um pouco do profeta Miqueias!
Juntos ao Papa Francisco rezemos pela humanização da sociedade, para que cada um contribua para o bem comum e para a edificação de uma sociedade que ponha no seu centro a pessoa humana, e pela Evangelização, para que os cristãos, participando nos Sacramentos e meditando a Sagrada
Escritura, se tornem cada vez mais conscientes da sua missão evangelizadora
Pela intercessão da Virgem Senhora di Rocio, Deus, em sua bondade, lhe abençoe e lhe guarde! Até mês que vem!
  

PALAVRA DO PÁROCO DE AGOSTO
Iniciamos o mês das vocações, o mês de agosto e, portanto aproveitamos para falar a você, leitor de nosso blog sobre essa realidade a que cada um de nós é chamado – A VOCAÇÃO.
O que é a vocação?
A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare" (chama?). Assim vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta que responde. Deus chama diretamente, pela mediação de fatos e acontecimentos, ou pelas pessoas.
  • Deus toma a Iniciativa de chamar.
  • Escolhe livremente e permite total liberdade de resposta.
  • Deus chama em vista de uma missão de serviço ao povo.
Vocação (vocação à existência, vocação humana, vocação cristã e vocação específica) é o encontro de duas liberdades:
  • a de Deus que chama
  • a do Homem que responde
Não confundamos vocação com profissão, a profissão dignifica a pessoa quando é exercida com amor, espírito de serviço e responsabilidade. A vocação vivida na fidelidade e na alegria confere ao exercício da profissão uma beleza particular, é o caminho de santidade.
Dentro do calendário santoral de agosto destacamos alguns santos que têm significativa referência na temática vocacional: abrimos o mês com Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos Missionários Redentoristas, que atuam em Aparecida, Trindade, Bom Jesus da Lapa, Arraial D’Ajuda, entre outras várias frentes de missão; depois no dia 04 temos São João Maria Batista Vianney (o Cura d'Ars), feito há pouco patrono de todos os padres dado seu ministério exímio na área pastoral; depois no dia 05 temos a Dedicação da Basílica de Santa Maria Maggiore (maior), no Brasil celebrada sob o título de Senhora das Neves, padroeira de minha paróquia em Presidente Kennedy, no ES e da Arquidiocese da Paraíba (João Pessoa), seguida no dia 06 da Transfiguração do Senhor. No dia 10 temos a festa de São Lourenço, patrono dos diáconos, seguida, dias depois, no dia 15 a Solenidade de Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, depois, no dia 22 temos a Memória de Realeza da Bem-Aventurada Virgem e por fim, encerramos o mês no dia 29 com o Martírio de São João Batista.
No mês de agosto, dentro ainda das vocações, celebramos com alegria a Missão do Catequista, que tanto serve as nossas igrejas paroquiais, que mais do que passar as regras, a doutrina, é promover entre a Pessoa de Jesus e o catequizando um encontro pessoal. A verdadeira catequese promove um encontro com Jesus. Ocasião que aproveitamos para saudar a todos os catequistas que servem em nossa paróquia, através do coordenador diocesano, Célio Calikoski, que é nosso paroquiano! Ainda recordamos com satisfação no mês de agosto a Vida Religiosa Consagrada quando nos referimos a certos cristãos – homens e mulheres – que vivem uma forma especial de seguimento a Jesus Cristo. Vivem em comunidade. Cultivam a oração. Meditam a Palavra de Deus. E participam na missão evangelizadora da Igreja, com especial atenção aos que foram os preteridos de Jesus; pobres, enfermos, pequenos…Os que abraçam essa forma de vida, não casam, vivem pobremente, e obedecem a regra e constituições próprias do Instituto a que pertencem. Vale ressaltar que ao longo desses nossos 46 anos nossa paróquia, quase em sua totalidade, foi assistida pastoralmente por religiosos (quatro congregações). Em torno de 8 meses, apenas, em fase de transição, dois padres seculares atenderam nossa paróquia!
No calendário nacional de nossa Igreja temos no mês de agosto, de 15-20 a Semana Nacional da Família onde somos todos convidados a rezarmos, celebramos essa tão prestimosa instituição que o próprio Deus que seu Filho nascesse no meio de uma. Temos também nesse ano de 15-21 a realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional que realizar-se-á em Belém-PA que quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus. O CEN2016 terá como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e como lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”. Com alegria e na graça de Deus estarei lá representado toda nossa diocese!
Que a Virgem Senhora do Rocio ajude-nos a bem vivermos nossa vocação comum, de sermos cristãos, filhos muito amados de Deus e membros de sua santa Igreja!


Frei Antoniel,MsS

PALAVRA DO PÁROCO EM JULHO
Caríssimos filhos, com alegria mais uma vez tornamo-nos mais próximos através deste opúsculo, leitores do blog www.sradorociouva.blogspot.com da Paróquia Nossa Senhora do Rocio. Vimos de um mês de grandes santos, muitas festas, razão a qual recordamos o bom êxito de nossa festa junina ocorrida no último dia 25.06, momento de alegria e fraternização. Iniciamos o novo mês com a celebração dedicada à meditação do mistério da entrega de Jesus na cruz, por nosso amor, tornando presente a memória da Sexta-Feira Santa, por isso, ao recordar este amor, também se vive de modo mais intenso a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de nossa Diocese.
No primeiro domingo, 03.07, celebramos a festa do Apóstolo Tomé, membro do grupo dos doze apóstolos. O Senhor o chamou dentro de sua realidade, com suas fraquezas e até com suas crises de fé. Com o indulto da Santa Sé, no Brasil tal festa cede lugar à Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
No domingo seguinte, vamos nos reencontrar com a belíssima e bem conhecida história do bom samaritano que Jesus contou a um doutor da Lei para exemplificar o significado de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Encerramos a semana com a festa da Virgem Senhora do Carmo, que tem origem no século XII, quando se um grupo de eremitas começou a se formar no monte Carmelo, na Palestina, terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias, que se estendeu ao mundo todo. A palavra Carmo, corresponde ao monte do Carmo ou monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. A palavra carmo ou carmelo significa jardim. O sinal de devoção à Virgem do Carmo é o escapulário: Maria Santíssima, rodeada de anjos, apareceu para São Simão, entregou-lhe o Escapulário e lhe disse: Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal  da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno. A partir desse milagre, o escapulário passou a fazer parte do hábito dos carmelitas.
Na metade do caminho teremos um significativo encontro com duas das principais mulheres do Novo Testamento, Marta e Maria, das quais obtemos uma vivência de duplo discipulado, enfim, pessoas que trabalham sem se cansar para a construção do Reino, alimentando-se diariamente da Palavra de Deus, pondo-se aos seus pés, escutando-O. No domingo seguinte... em cada liturgia rezamos, mas neste dia vamos refletir, pela liturgia da Palavra, sobre a oração, em especial, a do Pai Nosso buscando entender sua eficácia em nossa vida. Na segunda-feira, 25 celebramos a festa do apóstolo Tiago.  Este apóstolo é chamado de Tiago Zebedeu, Tiago, irmão de João, Tiago Boanerges, isto é “filho do trovão”, e Tiago, o Maior. Chama-se Tiago Zebedeu não tanto porque foi filho carnal deste, mas porque Zebedeu significa simultaneamente “doador” e “doado”. E no dia seguinte, atenção agentes da PPI, celebramos a memória de Sant’Ana e São Joaquim, avós de nosso Senhor Jesus
Vamos concluir esse mês com o Dies Domini, o domingo – dia do Senhor – quando seremos interpelados mais uma vez quanto à nossa relação com os bens terrenos, onde, qual e como buscamos ou confiamos nosso tesouro. Em que depositamos nossa esperança? Verdadeiramente feliz é quem busca ser misericordioso, que busca o bem próprio e também o dos outros!
A Intenção Geral do Santo Padre, O Papa, para o mês de julho, será a universal o Respeito pelos povos indígenas; para que os povos indígenas, ameaçados na sua identidade e existência, sejam respeitados. E pela Evangelização, para que a Igreja na América Latina e Caraíbas, através da sua missão continental, anuncie o Evangelho com renovado vigor e entusiasmo.
Proponho a você meu Paroquiano, vamos nos unir em só Espírito, e em uma só Igreja, e fazer cada um a sua parte, Cristo conta com você e Ele sabe que pode contar, porque irás fazer.
Sem mais para o momento deixo a todos os nossos leitores um grande abraço, minha benção e até a próxima se Deus quiser.

PALAVRA DO PÁROCO EM JUNHO
Com alegria mais uma vez encontramo-nos através dessa nossa comunicação mensal, iniciada no mês de Maria passado! Particularmente o mês de junho é bastante significativo para mim, pois no dia 3, em 2011 subi ao altar do Senhor, o Deus da minha juventude, portanto, celebro, nesse ano, o quinto aniversário de ordenação sacerdotal junto a vós, filhos que a Igreja me concedeu no meu sagrado sacerdócio, para a glória de Deus Pai! Também é o mês do nascimento de minha saudosa mãe que já está junto de Deus a olhar por seu filho aqui buscando ser fiel ao Senhor!
O mês de junho tem suas especificidades litúrgicas, é o mês da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de nossa Catedral e diocese. Uma devoção por muito tempo praticada privadamente, foi oficialmente aprovada no século XVIII. A devoção ao Sagrado Coração encoraja a participação na Adoração a Eucaristia e a receber a Sagrada Comunhão na primeira sexta-feira de cada mês. Esse ano no dia 03, primeira sexta-feira e, por conseguinte, no sábado (04) a Igreja celebra a memória do Imaculado Coração de Maria, uma devoção mariana católica que ganhou grande destaque com as aparições de Fátima e encontrou o derradeiro reconhecimento mediante as revelações de Jesus Cristo feitas à Beata Alexandrina de Balazar. Esta devoção consiste na veneração do Coração da Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus.
Em especial convidamos a todos para no dia 19, juntos às Irmãs Mensageiras do Amor Divino, celebramos o dia da Misericórdia em nossa paróquia!
Dentre os muitos santos que têm a memória celebrada em junho destacamos uns mais populares: no dia 13 Santo Antônio de Pádua, sacerdote e médico a quem comemoramos em nossa paróquia com um tríduo, sob responsabilidade da Pastoral das Vocações e Ministérios; depois no dia 24 temos a solenidade do Nascimento de São João Batista, o precursor que veio preparar os caminhos de nosso Senhor; e, no dia  29 celebramos com toda a Igreja outra solenidade, agora a dos Santos Pedro e Paulo, grandes Apóstolos pilares de nossa Igreja. É uma festa celebrada pela Igreja Católica em honra ao martírio em Roma dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. A data em homenagem a São Pedro é umas das festas mais comemorados entre as festas Juninas com muitos arraiás, quermesses e fogueiras pelo Brasil, tal como o Dia de São João. A celebração tem origem muito antiga, e ocorre no dia 29 de junho pois é a data do aniversário da morte e do translado das relíquias dos santos. No Brasil, porém, quando 29 cai entre segunda-feira e sábado, celebramos no domingo seguinte, dia 03 de julho, portanto. Dia 29 de junho também é celebrado o dia do Papa em razão de São Pedro ser considerado pelos católicos como o primeiro Papa, e também o que ficou mais tempo no Papado, por 37 anos.
No mês de junho temos também, com grande significado, o que fez também inserir-se nos calendários paroquiais as chamadas festas juninas. No Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste do Brasil e pode-se encontrar muitíssimas semelhanças no modo de vestir caipira no Brasil e em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais iniciaram-se em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, tais como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite. A dança de fitas típica das festas juninas no Brasil origina-se provavelmente da Península Ibérica.
No Brasil, recebeu o nome de "junina" (chamada inicialmente de "joanina", de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegadas a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já havia sido trazida ao Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. Lembramos que a nossa será no dia 25 de junho, contamos com todos vocês com suas famílias. Até lá!

Frei Antoniel,MsS
PALAVRA DE MAIO
Tendo assumido a pouco mais de 6 meses a missão de Pároco desta Paróquia Nossa Senhora do Rocio, ainda que aos poucos começamos a colher os frutos de trabalho, esforço e de unidade. Os conselhos CEP e CPAE em suas reuniões ordinárias, respectivamente, estudam o subsídio “Sou Católico” e a instrução “Redemptionis Sacramentum”. Às nossas Celebrações Eucarísticas procuramos dar uma nova vida nas Equipes de Liturgia que buscam, no possível, antecipadamente sentar-se para bem distribuir funções e sugestões, visando sempre maior recolhimento, espiritualidade e dinamização as propostas Litúrgicas. A Pastoral do Dízimo recebeu formação para difundir essa realidade bíblica em nossa Igreja junto às pastorais e capelas e novos Dizimistas vão tomando a coragem de fazer a experiência do Dizimo. Numa de nossas capelas, vamos agora instituir duas ministras da comunhão eucarística. Retomamos a Missa com bênção do pão de Santo Antonio às terças-feiras. A Santa Missa em ação de graças pelos dizimista e um sorteio mensal mostra a gratidão da Paróquia com os que se esforçam em serem fiéis na devolução do seu Dízimo. Nas ofertas nossos fiéis, contrariando o que uma minoria sustentava, têm se dirigido ao altar para consagrarem-nas como oferta agradável ao Senhor e a quantia tem se mantido estável, às vezes aumentado.
Iniciamos o mês de maio, realizando pela primeira vez a festa de nosso co-padroeiro no seu dia específico, pedindo sua intercessão para que cada vez mais surjam operários para colaborarem na messe do Senhor. O mês de maio é muito rico liturgicamente falando! Como já citado iniciamos com a festa de São José Operário, seguimos com a homenagem, na pessoa da Virgem do Rocio, a todas as mães pela passagem do seu dia, dentro da solenidade da Ascensão do Senhor – que junto com Pentecostes na semana seguinte, inauguram a ação de Deus pelos sacramentos. Nosso Senhor “ingressa de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna” (Hb 9, 12). É o exercício o seu poder sacerdotal! Por isto não é difícil perceber uma certa tonalidade litúrgica na narrativa evangélica que relata a subida de Jesus aos céus!
Na solenidade de Pentecostes, quando comemoramos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, isso há cinquenta dias depois da Páscoa, teremos a alegria de instituir, sob mandato do bispo diocesano, uma nova turma de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, formados em nossa paróquia mesma. Seguimos, na semana seguinte, com a festa da Santíssima Trindade - um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo - o Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu Filho que é Jesus Cristo: o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado e Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Neste dia faremos realizar com todos os movimentos de devoção mariana o I Congresso Mariano em nossa paróquia. Recordamos também a festa de Santa Rita numa de nossas capelas, aquela cujo nascimento foi precedido por sinais maravilhosos e visões celestiais que fizeram seus pais perceberem algo da futura e providencial missão de Rita, que seria colocada no mundo para instrumento da misericórdia de Deus em favor da humanidade sofredora.
Durante todo o mês, óbvio que nossas reflexões sempre voltar-se-ão para ela que a Mãe de Deus, nossa padroeira, a Virgem Senhora do Rocio, dado que maio é conferido à mesma! A Mãe das Mães que Deus escolheu para nos gerar, criar, educar, proteger e amar. Não foi por mero acaso. MARIA, a Mãe de Jesus, através de seu semblante deixa transparecer a divindade de seu Filho muito amado, Jesus. Ela é a Mãe do Puro Amor.
Maria é promessa e esperança, é ternura e solidariedade, é bondade e amor. É o veículo direto que nos comunica com Seu Filho. É nossa intercessora.

Frei Antoniel,MsS

Nenhum comentário:

Postar um comentário