quinta-feira, 1 de junho de 2017

PALAVRA DO PÁROCO

Filhos caríssimos, Jesus vive e é o Senhor... Quanta graça experimentamos ao longo dos últimos dias em nossas comunidades paroquiais! A visita da Mãe Aparecida, Rainha do Brasil, com certeza deixa um legado de fé e seguimento em nossas paróquias para nossas famílias! Muitas foram as manifestações de devoção à Mãe Santíssima, Mãe de Deus e da Igreja, seja nas escolas, nas empresas, seja nalgumas famílias que pudemos levar a imagem da Mãe Santíssima, seja nas celebrações diversas. Parafraseando pe. Emílio, quando da entrega da Mãe a nós em 21 de maio dizia que não era sem tristeza que fazia tal entrega! O mesmo nós sentimos ao entregá-la no dia 1º à Paróquia São Judas Tadeu.
No dia dois, primeira sexta-feira, em comunhão com o Papa Francisco e junto aos membros do Apostolado da Oração – “união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo", rezamos a oração universal: Pelos responsáveis das nações, para que se empenhem decididamente em pôr fim ao comércio de armas, que provoca tantas vítimas inocentes.
Esse mês de junho também promete ser de muita graça. No dia três, frei Romão e eu celebramos seis anos de nossa ordenação sacerdotal, para a glória de Deus Pai! Seis anos sendo partícipes do ser e da missão do Verbo encarnado, para subir ao seu altar, para fazer a oferta de amor e sacrifício! No domingo, quatro, celebramos a solenidade de Pentecostes – efusão do Espírito Santo de Deus sobre os Apóstolos e início sublime da missão da Igreja. No seguinte – onze – celebramos o Mistério de nossa fé, no qual a Igreja e a história da salvação está imersa – solenidade da Santíssima Trindade e na mesma semana, dia quinze, celebramos a Solene liturgia do Corpo de Cristo: festa religiosa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Em nossa paróquia do Rocio, já há alguns anos a Pastoral Vocacional faz acontecer o tríduo e festa de Santo Antônio, esse ano de 10 a 13. Participemos! Ainda no dia no dia 12 celebramos dois anos da posse de nosso bispo e no dia 14, três anos de diaconado do Diác. Marcos. Rezemos pelos mesmos!
Nossa igreja Catedral esse mês nos acolhe em duas datas especiais: dia 18 para a entronização da Mãe Aparecida como co-padroeira e no dia 23 para a festa Solene do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Catedral e da diocese. No dia 24 – memória de São João Batista, no Rocio a pastoral da Catequese faz acontecer nossa junina, momento de alegria e descontração. Ainda do dia 28 a 30 teremos a Semana Teológica do IFTESAM sob o tema “Do conflito à comunhão – 500 anos de Lutero!” A Reforma foi um movimento cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana. 
Celebremos intensa e ativamente toda a liturgia que esse mês de junho nos proporciona!
Até mês que vem!


Frei Antoniel,MsS

terça-feira, 9 de maio de 2017

Manhã de espiritualidade dos MECEs

Na manhã do domingo 07 de maio nossos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, estiveram reunidos na Capela São Gabriel para uma manhã de espiritualidade orientada pelo aspirante Rozil Gomes. Nesta manhã tiveram a oportunidade de acompanharem e aprofundarem-se os discípulos no caminho de Emaús!

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Retiro do GO "Nossa senhora do Rocio"

No dia 01 de maio último sob a orientação da coordenadora diocesana da RCC Ivone Pasqualin e do frei Cristóvão,MsS - nosso vigário paroquial - o grupo de oração de nossa Paróquia esteve reunido na Capela São Gabriel Arcanjo para um dia de oração, aproveitaram o feriado para o encontro com o Senhor. Deus os abençoe!
 
 
 


quarta-feira, 3 de maio de 2017

II Congresso Mariano

PROGRAMAÇÃO
Manhã
8:00h – Louvor Mariano e Oficio da Imaculada Conceição
9:00h - 1ª Palestra: Maria na Devoção Popular e na Liturgia.
10:00h – Lanche
10:15h – 2ª Palestra: Maria: Bíblia, Tradição e Dogma.
12:00h – Almoço
Tarde
13:15h - 3ª Palestra: Os Títulos de Nossa Senhora, Mãe de Jesus.
14:15h - Trabalho Grupal (Partilha das Experiências pessoal com Nossa Senhora)
15:00h – Lanche
15:15h – Louvor Mariano e Terço Meditado

16:00h – Encerramento com a Santa Missa na Matriz do Rocio. 

PALAVRA DO PÁROCO

Caros filhos que, pelo meu Sagrado Sacerdócio, Deus me confiou, iniciamos o mês mais bonito talvez do ano, o mês de maio, também chamado popularmente de mês das noivas e cristãmente, mês de Maria, aquela que Deus escolheu e elegeu para ser a Mãe de seu Filho – a Mãe e Serva do Rocio, das Dores, Senhora de todas as Graças, há trezentos anos, Aparecida a uns dos menores de seus filhos – pescadores, como a Mãe de negra cor, denunciando o grande mal que pungia em solo brasileiro. Na Paróquia da Senhora do Rocio abrimos o mês celebrando nosso co-padroeiro São José Operário, padroeiro dos trabalhadores e dos desempregados.
Na comunhão com o nosso Papa Francisco, rezemos nas suas intenções pela evangelização: pelos cristãos na África, para que deem um testemunho profético de reconciliação, de justiça e de paz, à imagem de Jesus Misericordioso e em ação de graças pela sua visita com bom êxito como missionário da paz ao Egito, acolhamos seus desafios propostos para esse mês: - rezar pelos cristãos em África, para que sejam testemunhas da paz e da reconciliação, depois de tempos de guerra entre grupos e países; – na vida pessoal, procurar situações em que não se está em paz com alguém e procurar reconciliar-se com essa pessoa; – procurar conhecer, dar a conhecer e apoiar instituições que trabalham na reconciliação entre povos, nos países que estão ou estiveram em guerra. 
De dez a treze, nós paroquianos da Mãe das Dores, estaremos em comunhão com os 100 anos da aparição da Virgem de Fátima, celebrando um tríduo festivo em preparação a memória festiva centenária. Nossa Senhora de Fátima teve origem na cidade de Fátima, uma cidade de Portugal onde três meninos, Lucia de Jesus Santos, com 10 anos e seus primos Francisco Martos de 9 anos e Jacinta Martos de 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora.
Aconteceu no ano de 1917. Sete aparições de Nossa Senhora aos três meninos, sempre no dia 13 de cada mês. A primeira foi no dia 13 de maio. Lucia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima. Francisco só via e não ouvia os diálogos. Jacinta via e ouvia, mas não falou com Nossa Senhora de Fátima.
Já nós, paroquianos da Mãe do Rocio – orvalho da manhã temos a festa de Santa Rita de Cássia, na mesma comunidade, de dezenove a vinte e dois. Rita beatificada no ano 1627, em Roma, pelo Papa Urbano Vlll e canonizada no ano de 1900, no dia 24.05, pelo Papa Leão Xlll.
Mês de graça e bênção por parte da Mãe Aparecida nas duas paróquias – no Rocio recebemos a sua imagem no dia 21 na Missa das 19h e permanece conosco, com uma intensa programação, até o próximo domingo dia 28, estando presente na segundo congresso Mariano, após ter estado no Café Mariano, no sábado 27; - na Mãe das Dores, a imagem de Aparecida chega dia 29 e aí permanece até quarta-feira 31, festa de sua Visitação, concluindo o mês com chave de ouro.
Pedimos vossas orações pelas vocações sacerdotais, em especial pelos diáconos Frei Lyon,MsS e Emerson que serão ordenados presbíteros no dia 27, em Guaratinga-Ba e Rebouças-Pr, respectivamente.
A paróquia da Mãe do Rocio encerra o mês de maio acolhendo o clero do Setor Catedral para sua reunião ordinária com a presença do senhor bispo diocesano Dom Agenor. E no dia primeiro de junho, vamos as duas paróquias, a partir das 18:15h saindo do Rocio entregar a Mãe de Aparecida à paróquia são Judas Tadeu com uma bonita carreata!

Até mês que vem!