terça-feira, 9 de maio de 2017

Manhã de espiritualidade dos MECEs

Na manhã do domingo 07 de maio nossos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, estiveram reunidos na Capela São Gabriel para uma manhã de espiritualidade orientada pelo aspirante Rozil Gomes. Nesta manhã tiveram a oportunidade de acompanharem e aprofundarem-se os discípulos no caminho de Emaús!

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Retiro do GO "Nossa senhora do Rocio"

No dia 01 de maio último sob a orientação da coordenadora diocesana da RCC Ivone Pasqualin e do frei Cristóvão,MsS - nosso vigário paroquial - o grupo de oração de nossa Paróquia esteve reunido na Capela São Gabriel Arcanjo para um dia de oração, aproveitaram o feriado para o encontro com o Senhor. Deus os abençoe!
 
 
 


quarta-feira, 3 de maio de 2017

II Congresso Mariano

PROGRAMAÇÃO
Manhã
8:00h – Louvor Mariano e Oficio da Imaculada Conceição
9:00h - 1ª Palestra: Maria na Devoção Popular e na Liturgia.
10:00h – Lanche
10:15h – 2ª Palestra: Maria: Bíblia, Tradição e Dogma.
12:00h – Almoço
Tarde
13:15h - 3ª Palestra: Os Títulos de Nossa Senhora, Mãe de Jesus.
14:15h - Trabalho Grupal (Partilha das Experiências pessoal com Nossa Senhora)
15:00h – Lanche
15:15h – Louvor Mariano e Terço Meditado

16:00h – Encerramento com a Santa Missa na Matriz do Rocio. 

PALAVRA DO PÁROCO

Caros filhos que, pelo meu Sagrado Sacerdócio, Deus me confiou, iniciamos o mês mais bonito talvez do ano, o mês de maio, também chamado popularmente de mês das noivas e cristãmente, mês de Maria, aquela que Deus escolheu e elegeu para ser a Mãe de seu Filho – a Mãe e Serva do Rocio, das Dores, Senhora de todas as Graças, há trezentos anos, Aparecida a uns dos menores de seus filhos – pescadores, como a Mãe de negra cor, denunciando o grande mal que pungia em solo brasileiro. Na Paróquia da Senhora do Rocio abrimos o mês celebrando nosso co-padroeiro São José Operário, padroeiro dos trabalhadores e dos desempregados.
Na comunhão com o nosso Papa Francisco, rezemos nas suas intenções pela evangelização: pelos cristãos na África, para que deem um testemunho profético de reconciliação, de justiça e de paz, à imagem de Jesus Misericordioso e em ação de graças pela sua visita com bom êxito como missionário da paz ao Egito, acolhamos seus desafios propostos para esse mês: - rezar pelos cristãos em África, para que sejam testemunhas da paz e da reconciliação, depois de tempos de guerra entre grupos e países; – na vida pessoal, procurar situações em que não se está em paz com alguém e procurar reconciliar-se com essa pessoa; – procurar conhecer, dar a conhecer e apoiar instituições que trabalham na reconciliação entre povos, nos países que estão ou estiveram em guerra. 
De dez a treze, nós paroquianos da Mãe das Dores, estaremos em comunhão com os 100 anos da aparição da Virgem de Fátima, celebrando um tríduo festivo em preparação a memória festiva centenária. Nossa Senhora de Fátima teve origem na cidade de Fátima, uma cidade de Portugal onde três meninos, Lucia de Jesus Santos, com 10 anos e seus primos Francisco Martos de 9 anos e Jacinta Martos de 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora.
Aconteceu no ano de 1917. Sete aparições de Nossa Senhora aos três meninos, sempre no dia 13 de cada mês. A primeira foi no dia 13 de maio. Lucia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima. Francisco só via e não ouvia os diálogos. Jacinta via e ouvia, mas não falou com Nossa Senhora de Fátima.
Já nós, paroquianos da Mãe do Rocio – orvalho da manhã temos a festa de Santa Rita de Cássia, na mesma comunidade, de dezenove a vinte e dois. Rita beatificada no ano 1627, em Roma, pelo Papa Urbano Vlll e canonizada no ano de 1900, no dia 24.05, pelo Papa Leão Xlll.
Mês de graça e bênção por parte da Mãe Aparecida nas duas paróquias – no Rocio recebemos a sua imagem no dia 21 na Missa das 19h e permanece conosco, com uma intensa programação, até o próximo domingo dia 28, estando presente na segundo congresso Mariano, após ter estado no Café Mariano, no sábado 27; - na Mãe das Dores, a imagem de Aparecida chega dia 29 e aí permanece até quarta-feira 31, festa de sua Visitação, concluindo o mês com chave de ouro.
Pedimos vossas orações pelas vocações sacerdotais, em especial pelos diáconos Frei Lyon,MsS e Emerson que serão ordenados presbíteros no dia 27, em Guaratinga-Ba e Rebouças-Pr, respectivamente.
A paróquia da Mãe do Rocio encerra o mês de maio acolhendo o clero do Setor Catedral para sua reunião ordinária com a presença do senhor bispo diocesano Dom Agenor. E no dia primeiro de junho, vamos as duas paróquias, a partir das 18:15h saindo do Rocio entregar a Mãe de Aparecida à paróquia são Judas Tadeu com uma bonita carreata!

Até mês que vem!

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Como posso descobrir a minha vocação?

´Vocação: Como posso descobrir a minha vocação? Certo autor russo fala de um homem que, por estar sofrendo uma crise interior, decidiu passar uns dias em silêncio em um mosteiro. Chegando lá, atribuíram-lhe um quarto e colocaram na porta um pequeno letreiro com o seu nome. Durante a noite, como não conseguisse conciliar o sono, decidiu dar um passeio pelo imponente edifício do claustro. A sua volta, reparou que não havia luz suficiente no corredor para ler o nome do letreiro que havia na porta de cada dormitório. Percorria o corredor, mas todas as portas pareciam-lhe iguais. Para não despertar os monges, passou a noite inteira dando voltas no enorme e escuro corredor. Com a primeira luz do amanhecer, finalmente conseguiu distinguir a porta do seu quarto, diante da qual havia passado tantas vezes, sem conseguir reconhecê-la. Aquele homem pensou que todo o seu deambular daquela noite era uma figura do que acontece com frequência em nossas vidas: passamos muitas vezes diante da porta que conduz ao caminho para o qual estamos chamados, mas nos falta luz para vê-lo. Saber qual é a nossa missão na vida é a questão mais importante que devemos resolver. A vocação é o encontro com a verdade sobre nós mesmos. Um encontro que proporciona uma inspiração básica na vida, da qual nasce o compromisso, a missão principal de cada um e em que se percebem os planos de Deus para a própria vida. O Papa Francisco falou disso aos jovens durante a JMJ, no Rio de Janeiro em julho de 2013: "Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação significa caminhar na direção da realização jubilosa de si mesmo.
A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um". Essa proposta do Papa contrasta com a mentalidade do nosso tempo, a chamada cultura do provisório: tendência a não se prender a nada, a não se comprometer nunca. "Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é 'curtir' o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas, ‘para sempre’ uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã". É evidente que há uma grande dose de medo no coração de um jovem ou de uma jovem, no momento de tomar uma decisão definitiva na sua vida. Tanto para se casar como para decidir entregar sua vida inteiramente a Deus, no seminário, na vida religiosa ou no celibato laical. Há medo de se comprometer. Mas o Papa nos anima a não ter medo: "Não tenham medo daquilo que Deus lhes pede! Vale a pena dizer 'sim' a Deus. N'Ele está a alegria! Queridos jovens, talvez algum de vocês ainda não veja claramente o que fazer da sua vida. Peçam isso ao Senhor; Ele lhes fará entender o caminho". O Arcanjo São Gabriel anuncia a vocação de Maria, com uma alegre saudação: "Ave, cheia graça, o Senhor é contigo!" (Lc 1,28). Tendo consciência da grandeza de um chamado divino, Maria perturba-se, mas o Arcanjo a anima: "Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus!" (Lc 1,30). Logo que se esclarece como se realizará a sua vocação de Mãe de Jesus, Maria coloca toda a vida nas mãos de Deus: "Faça-se em mim segundo a tua Palavra" (Lc 1,38). Uma coisa é certa: Deus não chama uma pessoa para uma determinada vocação sem lhe conceder as condições necessárias. Portanto, é preciso examinar-se na oração diante de Deus e pedir a ajuda de um bom orientador espiritual para verificar se se reúnem as condições e aptidões adequadas a essa vocação. Por isso, o fato de uma pessoa - seguindo com docilidade os conselhos da direção espiritual - considerar seriamente a possibilidade de ser chamada a um determinado caminho de entrega a Deus, já indica que é bastante provável que esse seja o seu caminho.
Um motivo que conforta e anima a corresponder à vocação é considerar que quando Deus dá a uma pessoa a luz da vocação, também lhe dá a graça necessária para corresponder e para decidir com generosidade. Há um certo paralelismo na vida de muitas pessoas no momento de discernir sua vocação: primeiramente, para receber as luzes de Deus que chama, é preciso cultivar uma vida de oração pessoal, meditação da Palavra de Deus e recepção frequente dos sacramentos da Confissão e da Eucaristia. Além disso, receber e seguir os conselhos e orientações de uma pessoa experiente no aconselhamento espiritual. Inspirados no exemplo de Maria esperamos que muitos jovens, neste Ano Nacional Mariano, encontrem luzes claras de sua vocação na Igreja. No dia 18 de Janeiro os que entraram na Escola Apostólica, noviciado e os que foram consagrados e renovaram a sua consagração tem consciência de que “é lei essencial da vida dos Missionários Servos do Senhor” viver em fraternidade e por meio da fraternidade realizar o trabalho apostólico. Por esse motivo, sempre se considere o aspecto comunitário ao se aceitar um trabalho missionário. A fraternidade, porém, não é somente a convivência material dos congregados, mas, ao mesmo tempo, comunhão de espírito e de fraternidade. Como fraternidade e irmãos de fé, rezemos para que, todos os Servitanos, mantenham-se disponíveis na oferenda que de si mesmos e perseverem no firme propósito de seguir, com sinceridade, o Cristo Servo e Redentor da humanidade, humanizando e evangelizando e sendo sinal da paterna bondade de Deus com o acolhimento redentor, respondendo à vocação à qual foram chamados.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

PALAVRA DO PÁROCO




Eis que se nos aproxima os dias favoráveis, o tempo de graça, enfim, a Semana Maior ou Semana Santa - ponto alto do Ano Litúrgico. Sua espiritualidade perpassa o Domingo de Ramos e da Paixão, o sacramento da reconciliação, a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira da Paixão, o Sábado de Aleluia, a Vigília Pascal e o Domingo da Ressurreição.
A liturgia da Semana Santa ajuda-nos a permitir que Jesus entre em nossas vidas. Na Semana Santa, acompanhamos o Mestre no amor-sofrimento e aprendemos dele a confiar em Deus, que transforma a morte em ressurreição.
Desde os primórdios da Igreja, as comunidades quiseram recordar os últimos acontecimentos da vida de Cristo entre nós, o momento sublime do seu sacrifício em prol da nossa salvação. Muito mais do que uma mera recordação dos fatos, as celebrações da Semana Santa são um memorial no qual participamos da salvação realizada por Cristo. Procuremos celebrá-la com a maior intensidade possível, maior fervor e vivência, de 09 a 16 de abril!
Tempo de quaresma, tempo de conversão, de espiritualidade mais intensa portanto, assim, nesse primeiro domingo os agentes da Pastoral do Dízimo participarão duma manhã de espiritualidade, tendo em vista a dimensão espiritual. No mesmo domingo, alegramo-nos com nosso vigário Frei Cristóvão, pela celebração do primeiro aniversário de ordenação sacerdotal. Parabéns frei Cristóvão! Também temos alegria de nesse mês, na Paróquia da Mãe do Rocio, assistirmos o Matrimônio de dois casais que já vivem juntos, mas sentiram a necessidade de Deus abençoando a união, tornando-a sacramento, sinal visível de Sua graça.
Saudamos com alegria a Ir. Cenira,MAD pelo seu aniversário de profissão religiosa no dia 21, parabéns Irmã Cenira, a Mãe das Dores e do Rocio seja sempre modelo de sua consagração.
Mais uma vez entramos em comunhão com a Igreja diocesana que amplia seu presbitério com a ordenação do diácono João Henrique em Rebouças no dia vinte e dois. Rogamos à Mãe do Rocio que o abençoe em seu ministério sacerdotal! A ordenação sacerdotal é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Não deixemos passar despercebido o domingo 23, o domingo da Divina Misericórdia: foi proclamado no ano 2000 pelo Papa João Paulo II, ao celebrar a canonização da Beata Maria Faustina Kowalska. O primeiro domingo após a Páscoa “tomará o nome de Domingo da Divina Misericórdia”. Não nos afastemos da Misericórdia do Senhor, dele somos necessitados!
No final do mês, no dia 28 damos início ao tríduo em preparação à festa de São José Operário, co-padroeiro da paróquia Nossa Senhora do Rocio, com a participação das capelas Santa Rita de Cássia, São Gabriel e Santa Luzia.
Neste mês de abril, os devotos do Coração de Jesus, em comunhão com o Papa Francisco vamos rezar pelos jovens, para que saibam responder com generosidade à própria vocação, considerando seriamente também a possibilidade de se consagrarem ao Senhor no sacerdócio ou na vida consagrada.
Atenção, tanto a paróquia Nossa Senhora do Rocio quanto a Senhora das Dores, atentemo-nos e preparemo-nos para o mês de maio, mês em que a Mãe Aparecida estará em peregrinação junto a nós. Atenção também nossos CATEQUISTAS, vamos encerrar o mês – domingo dia 30 – com o encontro do Setor Catedral, a realizar-se lá na nossa paróquia irmã Senhora da Salete, bairro São Cristóvão!
Até mês que vem!