quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A MISERICÓRDIA DE DEUS NOS REERGUE DE NOSSAS PARALISIAS

No quarto dia de nosso novenário tivemos como presidente da celebração nosso pároco, Frei Antoniel que, sobre o tema acima versou "a Igreja de Cristo e na Igreja os homens escolhidos por Cristo, têm a missão de administrar o sacramento do perdão, ou seja, a misericórdia divina. Não são eles que perdoam. Mas é Cristo que o faz na pessoa do Sacerdote. Este poder de perdoar os pecados é inseparável da pessoa de Cristo e da Sua Igreja, Una, Santa Católica e Apostólica. Pai, que minha fé ilimitada em teu Filho seja penhor de perdão e cura. Que o poder de jesus me cure a partir do meu interior. "Levanta-te, pega tua cama e anda!" O paralítico ouviu esta palavra cheia de força e acreditou nela, e ele começou a andar sem a ajuda de ninguém. "Levanta-te, pega tua cama e anda!" é a voz do Senhor  que devemos escutar permanentemente para que possamos viver a vida que é o maior dom de Deus, com muita dignidade e honradez. Toda vez que encontramos algo que nos paralise, ouçamos a ordem de Jesus para continuar a caminhar: "Levanta-te, pega tua cama e anda!" Com Jesus a "cama" que nos paralisa se torna leve para ser carregada, e com seu perdão somos reerguidos e podemos permanecer de pé!

Cantou a Santa Liturgia o nosso Coral Nossa Senhora do Rocio, solenemente, e como convidados tivemos a participação do Terço dos Homens e Praesidium masculino da Legião de Maria, bem como a presença de membros do ECC da Paróquia São Pedro, de Porto União que vieram celebrar a misericórdia passando pela porta santa.




quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A MISERICÓRDIA DIVINA NOS CONVIDA A SERMOS LUZ PARA NOSSO IRMÃO

Na terceira noite de nosso novenário recebemos, com alegria, o padre Silvano Surmarcz, pároco da nossa igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus, que na sua homilia começou por nos situar quanto à origem da devoção de nossa Senhora do Rocio dado que é filho da terra e um dos primeiros padres formados em nosso seminário diocesano, logo, conhece bem a história!
Explicitou uma breve alegoria quanto ao evangelho "vós sois o sal da terra e a luz do mundo": havemos de ser cristãos como a chama da vela e não como copo d'água, pois, quando partilhamos de nosso copo d'água a água diminui, mas quando partilhamos a chama da vela, luz que recebemos no Batismo, mais a temos, a chama não diminui, mas ilumina ainda mais, aumenta. Portanto, o ser cristão nos interpela a sermos luz para o outro.
 
 

terça-feira, 8 de novembro de 2016

COM A BÊNÇÃO MATERNA FAZEMOS A EXPERIÊNCIA DO ARREPENDIMENTO

Na segunda noite de nosso novenário deste ano de 2016 tivemos a alegria de ter conosco na presidência da Santíssima Eucaristia o padre Sérgio Luís, pároco da Paróquia Sagrada Família em nossa cidade, acompanhado das zeladoras de capelinhas, dado que eram as convidadas da noite.
Padre Sérgio muito alegremente disse da alegria de vir à nossa igreja, dado que quando era formando capuchinho, aqui residiu por dois anos, por isso traz, com boa memória, esse povo em suas lembranças de caminhada vocacional. No final da Santa Missa tanto o padre Sérgio como o diácono Marcos ganharam as estolas com a estampa da Mãe do Rocio.

ATRAVÉS DA INTERCESSÃO DA MÃE ENCONTRAMO-NOS COM A MISERICÓRDIA

Com alegria demos início na noite de 06.11 (domingo) ao novenário da Virgem Mãe do Rocio, sob o tem "Maria, a Virgem do Rocio, a Mãe da Misericórdia"!
Para abrir o mesmo tivemos a satisfação de ter conosco presidindo a Santíssima Eucaristia o padre Anderson Spegiorin,SCh - pároco do Santuário diocesano Nossa Senhora do Rosário em Rio Claro do Sul que ficou muito feliz em celebrar na casa da Mãe dos paranaenses. No final da Santa Missa, concelebrada por nossos freis Antoniel,MsS e José Romão,MsS, nosso pároco passou às mãos do padre Anderson uma estola com a estampa da Mãe do Rocio, como lembrança que será dada a todos os padres que participarão do novenário!


SOB A PROTEÇÃO DO MANTO


Por Frei José Romão da Silva,MsS
Vigário Paroquial

                O manto, utensílio ou acessório no conjunto das vestimentas, tem o poder de expressar a autoridade de quem o carrega, de quem faz seu uso. É pois, um recurso visível e simbólico para mostrar o alcance do poder.
                Quando alguém se encontrava, em perseguição ou desespero, era costume esconder-se, colocar-se sob a proteção do manto da autoridade à qual lhe outorgava segurança e abrigo.
                Por isso, ao invocarmos a proteção da Virgem Mãe de Deus, pedimos que ela nos cubra com seu manto, envolva-nos em e com seu poder maternal. Na Sagrada Escritura encontramos esse grande anúncio em 1Reis 19,19-20: Elias, ao lançar o manto sobre Elizeu, o torna um seguidor, um vocacionado. Elizeu recebe o que Elias possuía.
                Assim também ao invocarmos a proteção da Virgem, Ela que é Bendita, conforme Lucas 1,42; Ela em quem o Senhor fez maravilhas conforme Lucas 1,28; a toda cheia de graça, nos alcança de Deus graças e bênçãos.
                No Brasil em 1888 com a queda do Império, a princesa Isabel dá a Nossa Senhora Aparecida o título de Rainha e a reveste com o manto azul para lembramo-nos que Ela é investida com a graça que vem do céu. Agradecemos e pedimos a intercessão da Mãe do Rocio para a jovem Anne Caroline que teve seu manto escolhido para troca da festa neste ano de 2016. A troca se deu na Missa de 06.11 na abertura do Novenário da Mãe do Rocio.
 
 
 
                Que a Virgem do Rocio, o orvalho da manhã, cubra-nos com seu manto de amor!

Instituição e renovação de mandato de MECE

A Paróquia Nossa Senhora do Rocio, no último dia 06.11 instituiu mais três novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e outros seis que estavam encerrando o mandato, puderam renovar o mesmo, ministério esse de grande sublimidade dentre os serviços na Igreja.
A Santa Missa foi presidida pelo pároco frei Antoniel,MsS sob autorização devida do bispo diocesano Dom Agenor Girardi,MSC. Foi  uma Missa muito bonita de muita emoção para os MECEs. Os mesmos tiveram dois meses de formação, com encontros semanais orientados pelo postulante Francisco Ediran!

terça-feira, 1 de novembro de 2016

PALAVRA DO PÁROCO


Ao terminarmos o mês de outubro, nós cristãos não festejamos ou não deveríamos festejar o dia das bruxas ou halloween, por que nada tem a ver com a nossa fé, dos cristãos, isso é comemoração dos pagãos. E nós, ao iniciarmos o mês seguinte, mês de novembro, já começamos celebrando a Solenidade de todos os Santos, isso sim, diz respeito a nós cristãos, o chamado à santidade, graça de nosso Batismo “sede santo como vosso Pai do céu é Santo”! Em seguida somos chamados à vivência das obras de misericórdia, o dia em que todos católicos devem rezar em sufrágio de todos os fiéis defuntos, na Liturgia de Finados.
Seguindo nas proposições da Santa Igreja através do santo padre o Papa Francisco devemos rezar na intenção universal pedindo a Deus para que os países que acolhem um grande número de deslocados e refugiados sejam apoiados no seu empenho de solidariedade. E quanto à pedir ao Senhor para que, nas paróquias, os sacerdotes e os leigos colaborem no serviço à comunidade sem ceder à tentação do desânimo. Em especial, nós paroquianos da Virgem Senhora do Rocio, sediados em União da Vitória.
O mês de novembro para nós, paroquianos do Rocio, é o mês magno, dado que é o mês no qual celebramos o novenário e festa solene de nossa padroeira, a Mãe do Orvalho do Rocio, neste ano celebrada como a Mãe da Divina Misericórdia, uma vez que concluímos o ano Santo da Misericórdia, dom dado a nós pelo Papa Francisco desde dezembro último passado. Neste ano temos novidade: a troca do manto da Senhora do Rocio na abertura do novenário bem como um grande louvor com a Banda Servos em Missão, após a Santa Missa do dia doze e, como de costume a coroação da rainha e princesa de festa, o bingão bem como o grande almoço da Mãe do Rocio e carreata com a Mãe e os padroeiros das capelas seguindo da benção e a Missa solene em 15.11.
A festa de nossa padroeira não deve ser para nós uma mera rotina, que se repete todo ano, mas uma grande oportunidade de amadurecimento na fé, um verdadeiro retiro espiritual. Um retiro intenso, onde a paróquia altera o seu cotidiano, inspirada por sua protetora, a sua intercessora. Tudo que celebramos e rezamos na santa igreja deve nos favorecer a comunhão, a unidade. Mas infelizmente, pecamos, muitos grupos, quando nos prendemos em nós mesmos e não nos deixamos inovar, não ouvimos a Igreja, talvez seja esse um dos pecados hodiernos de nossas comunidades, nossos grupos.
A festa da padroeira é a festa do encontro. Encontro com Deus, que chamou Maria a colaborar no plano de Salvação e nos chama hoje também. Encontro comigo mesmo, que reflito sobre minha fé e minhas escolhas de vida. Encontro com a Igreja, comunidade de fé e seguimento de Jesus. Encontro das famílias, dos fiéis, dos paroquianos, frequentadores e visitantes que vivem a experiência religiosa na Igreja da Mãe de todos paranaenses, a Virgem Senhora do Rocio.
A festa da padroeira apresenta duas realidades que se complementam: a dimensão espiritual (Missas, Novena, devoções à padroeira) e a dimensão social (quermesse, almoço, bingos, barraquinhas, shows). Ambas nos remetem à união indissolúvel entre fé e vida! A festa da padroeira quer ser um momento de reavivar a chama da nossa fé, reavivar o Espírito Santo que recebemos no batismo. 
Logo após a festa de nossa Mãe, logo no dia 19 teremos o sábado da Misericórdia, ministrando o sacramento da Confissão a todos os jovens que celebrarão o Sacramento da Crisma e adolescentes que farão a Iniciação Eucarística respectivamente nos dias vinte e seis e vinte e sete seguintes. No mesmo fim de semana também damos início ao tempo do Advento, chegada do novo, eis que vem o nosso Salvador!

Mais uma vez rogamos à Senhora do Rocio para que interceda por todos nós seus filhos a fim de assumirmos com coragem e ousadia nossa missão de batizados, feitos filhos de Deus, anunciando as verdades do Evangelho conforme nos prescreve a Santa Mãe Igreja Católica Apostólica Romana. Até mês que vem!