N manhã de terça-feira de carnaval, 13.02 um grupo de paroquianos mais amigos fizemos um passeio ciclístico 1º CICLOCRISTO, desde a Matriz da Senhora do Rocio até a Matriz São Miguel Arcanjo em Porto Vitória.
No percurso fizemos uma parada na Capela Nossa Senhora do Carmo e em Porto Vitória fomos recepcionados pelo padre Emílio e seus paroquianos que gentilmente nos ofereceram um café. Em seguida o mesmo fez a exposição dos vitrais e história da Matriz São Miguel Arcanjo. Foi um bom passeio unindo saúde, esporte e fé!
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018
PALAVRA DO PÁROCO
Caríssimos
filhos, Jesus vive e é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Eis que se nos
aproxima novo tempo litúrgico: o tempo da Quaresma. Tempo de preparação para
principal festa da nossa Igreja, a Páscoa. Depois do carnaval, precisamente no
dia 14.02, quarenta dias antes da Páscoa, a Igreja abre solenemente o tempo de
penitência, chamado Quaresma, com a Quarta-feira de Cinzas. Neste dia, após a
Liturgia da Palavra, quando se proclama o texto do Evangelho em que Cristo
recomenda a oração, o jejum e a esmola (caridade) como exercícios de conversão
(Lc 10,1-9),
realiza-se o rito da imposição das cinzas. Elas são sinal de penitência, no
sentido de conversão.
A
oração, o jejum e a caridade são as regras para quem quer entrar em sintonia
com o projeto de Deus. A 4ªfeira de cinzas, na doutrina da santa Igreja é dia
de jejum. O jejum nos faz lembrar quanto somos frágeis e precisamos nos abster
dos bens materiais e necessário lembrando que o nosso mais valioso Bem é Deus,
mas o jejum de nada adianta sem a participação de um gesto concreto de nossa
parte, ou seja, daquilo que jejuamos, não podemos esquecer de tantos irmãos e
irmãs que ainda passam fome e frio nas suas casas ou nas ruas de nossa cidade e
repartir com eles os nossos bens.
A
penitência tem um papel importante neste tempo, ela pode parecer um sacrifício,
mas se procurarmos vivenciá-la bem, perceberemos o quanto fará bem para nossa
comunhão com Deus e com os irmãos. Receber as cinzas sobre a cabeça, na quarta-feira
de cinzas, nos faz refletir sobre a nossa humanidade, sobre a nossa vida, do
quanto somos falhos, frágeis, mortais, etc., pois do mesmo modo que ganhamos a
vida neste mundo um dia vamos ter que deixá-la, mas isso não quer dizer que a
vida acabou, terminou. Isso nos faz lembrar que ganhamos uma vida nova em Deus,
mas é preciso cuidar desta herança preciosa que Ele nos deu. Reconhecer que
devemos dar graças a Deus pela vida que temos e, principalmente, pela vida que
Ele nos conquistou por sua morte e ressurreição é ter consciência que não são
pelos nossos méritos que temos esta vida em Deus, mas é por sua misericórdia,
compaixão e amor que recebemos esta tão grande dádiva.
Não
devemos vacilar, por tão grande dom que Deus nos deu de entrarmos no seu
repouso prometido. Contudo, é preciso acreditarmos de todo coração em sua
Palavra de Amor e empenharmos por colocá-la em prática, se não corremos o risco
que nos diz São Tiago " a fé sem obras é morta". Que neste tempo da
Quaresma não esqueçamos a regra de amor: a caridade, ou seja, esta não pode
faltar se queremos nos configurar no Cristo e queremos ser chamados de cristãos
realmente. Por último, mas não menos importante, não se esqueça de confessar-se
com um sacerdote. Faça um bom exame de consciência. Já ouvi alguns cristãos que
relutam por confessar-se com um padre, falam que o padre é um ser humano igual
a ele e, por isso, não querem confessar-se. Digo que ainda bem que pensam que o
padre é um ser humano igual a eles, isso é verdade, porém, a graça que o padre
tem para abençoar e dar o perdão dos pecados não vem dele, mas do próprio
Cristo que através da pessoa do sacerdote "Persona Christi", o fiel recebe o perdão dos pecados.
Nossa
Igreja Católica Apostólica Romana, está firme na fé em Cristo desde o tempo dos
apóstolos e é de lá que vem o sacerdócio régio em Cristo, pois foi o próprio
Jesus Ressuscitado quem disse aos apóstolos "a quem perdoardes os pecados
eles lhe serão perdoados a quem o retiverem eles lhe serão retidos". Por
isso, procure vivenciar este tempo quaresmal com todo o seu dinamismo para que
possamos estar bem preparados para quando estivermos diante de Cristo na sua
glória, para que não corramos o risco de sermos separados das ovelhas e irmos
juntos com os cabritos.
Nosso
calendário nesse mês consta de: nos dia 03 e 04 bênção da garganta nalgumas
missas; o 1º “Alegrai-vos”, retiro de carnaval promovido pela RCC nos dias 10 e
11; também no dia 11, dia do enfermo, teremos às 15h n Matriz do Rocio, a unção
dos enfermos; o 1º CicloCristo no dia 13, desde a Matriz do Rocio a Porto
Vitória; formação dos catequistas no dia 17, na Matriz do Rocio; celebração dos
6 anos do Terço dos Homens em nossa paróquia no dia 22, e, por fim, retiro do
clero no fim do mês, em Curitiba! Rezemos, para que tudo seja para a glória de
Deus Pai!
Nesse
mês o Papa Francisco pede aos membros do Apostolado da oração a rezarem em todo
o mundo para frear a corrupção: “Para que aqueles que têm um poder material,
político ou espiritual não se deixem dominar pela corrupção”.
Que
a Senhora do Rocio, a Mãe das Dores, provinda da santas chagas de seu Filho vos
abençoe e vos guarde e que tenhamos uma santa e frutuosa quaresma! Até o mês
que vem, para glória de Deus Pai!
Frei Antoniel,MsS
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
sábado, 27 de janeiro de 2018
Inscrições da Catequese Infantil e Adultos
Com alegria e satisfação que informamos que nos dias 03 e 10 de fevereiro, sábado, das 9 às 12h e das 14 às 17h estarão abertas as inscrições para a Catequese de Crianças e Adultos na Paróquia Nossa Senhora do Rocio! As inscrições também continuarão no dia 11 de fevereiro (domingo), das 9 às 12h. Aqueles que já nos acompanham nos ano passado deverão fazer sua rematrícula.
Para a realização das inscrições e rematrículas é necessário:
- Cópia da Certidão de Nascimento ou RG;
- Cópia da Certidão de Batismo, se houver;
- Pagar a inscrição ou rematrícula no valor de R$ 30,00 (incluindo livro, álbum).
- Para crianças, cujos pais são dizimistas ativos ao menos a dois anos, conforme constatação na ficha, terão isenção na inscrição de R$ 10,00.
Os encontros de Catequese oferecidos pela paróquia têm como objetivo colaborar na formação religiosa da criança, no seu desenvolvimento espiritual, no amadurecimento da fé e na compreensão da história cristã. Durante os encontros, as crianças são estimuladas à prática diária da oração, sua adesão ao projeto de amor de Deus, ao encontro pessoal com Jesus, principalmente, através da Sagrada Escritura, motivados à ação missionário-eclesial e a se manterem na graça
Venha participar conosco! Traga as
crianças para a Catequese e você vai ver o
quanto é maravilhoso despertar nelas o amor a Jesus, a Sua Palavra e a Sua
Igreja!
segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
ALGORITMO NA EVANGELIZAÇÃO
Dom Edson Oriolo(bispo auxiliar de Belo Horizonte, escreve em várias revistas e periódicos sobre Pastoral Urbana, Paróquias, Gestão Eclesial e Pastoral do dizimo)
Nessas reuniões semanais, com a presença assídua do arcebispo, como grande gestor, que integra as dimensões espiritual e humana no processo de evangelização, conduzindo as reuniões, aprendi três grandes máximas: a) “processos e passos”, b) “gráficos, fluxogramas e siglas” e c) “descrições narrativas” de como, à luz do magistério ordinário e extraordinário, evangelizar na capital das Minas Gerais.
Foi a partir destes insights que comecei a perceber uma maneira inovadora de evangelização bem definida, capaz de atingir todas as regiões episcopais, foranias, pastorais, movimentos e instituições da Arquidiocese. Perspectivas de sairmos do velho esquema institucional de evangelização para novos modelos de modo bem decidido.
Se quisermos entender esse processo de evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte, na gestão do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, precisamos aprofundar o conhecimento sobre algoritmo. Uma metodologia totalmente inovadora que vem acontecendo no lançar as sementes do Verbo, na Arquidiocese da capital mineira. Propostas eclesiológicas da Igreja apresentadas pelo Arcebispo.
Não se trata apenas de um conceito da computação. No dia a dia, usamos o algoritmo. Quando acessamos um site, e-mail ou nos relacionamos nas redes sociais, usamos algoritmo. Fazer uma compra online, comprar uma passagem, renovar uma vaga no estacionamento, isso tudo existe por causa dos algoritmos. Tomar banho, seguir uma receita de bolo, trocar um pneu do carro, atender um telefone são algoritmos.
José Manzano, especialista em algoritmo, diz que “algoritmos são conjuntos de passos finitos e organizados que, quando executamos, resolvem determinado problema”.
Algoritmos são passos, procedimentos, processos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde à pergunta “o que fazer”, mas sim, “como fazer”. Tem um grande papel nas escolhas. São instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa. Usamos algoritmo a todo o momento, quando envolvemos pessoas para chegar a um fim. É um tipo de rotina que devemos executar.
Para evangelizarmos na contemporaneidade de maneira que tenhamos passos finitos e organizados, à luz do mandato missionário de Jesus Cristo, é necessário definir bem os “processos e passos da evangelização”, “ter uma representação esquemática da instituição e dos processos” e “uma narrativa bem descritiva de como operacionalizar todo processo de evangelização”:
a) Processos e passos: Na evangelização tudo gira em torno de Processos e Passos. Para anunciar a boa-nova temos que ter os passos e processos bem definidos. Tudo o que fizermos deve ser executado dentro de uma ordenação e sequência lógica. Nada devemos fazer de maneira aleatória. Os processos e passos devem ter padrões e regras a serem seguidas. O planejamento se faz necessário para solucionar os problemas.
b) Gráficos, fluxogramas e siglas: Sabendo que o foco é anunciar Jesus Cristo, podemos ilustrar os passos a serem seguidos com gráficos, fluxogramas e siglas. Essa representação esquemática de um processo, por meio de símbolos gráficos, para descrever passo a passo a natureza e o fluxo desse processo, evidenciará a sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado.
c) Descrição narrativa. Acontece quando usamos uma linguagem natural para especificar os passos e soluções das tarefas. Nessa dimensão, a Arquidiocese vem colocando nas mãos de todos - ministros ordenados e não ordenados- os caminhos de como agir na construção do Reino, em sintonia com os documentos sobre liturgia, administração, dízimos e outros.
Com esses três passos percebemos a evolução no processo de evangelizar uma metrópole de maneira inovadora.
sábado, 6 de janeiro de 2018
Entenda o que é a Solenidade da Epifania do Senhor

A Epifania do
Senhor é a festa que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Messias –
Filho de Deus e Salvador do mundo. É o acolhimento da
Boa Nova da Salvação no mistério da Encarnação. Esta primeira manifestação se
dá aos e reis magos que, guiados por uma estrela, chegam a Belém, e ao ver o
Menino com Maria, sua Mãe, ajoelham-se diante dele e o adoram. Mago, quer dizer
sábio, talvez foram os primeiros a estudar astronomia no mundo, por isso viram
o surgimento de uma estrela diferente e se colocaram a caminho para encontrar o
que ela indicava.
São Beda – O venerável, monge beneditino que viveu
entre 673 a 735, escreveu sobre os reis do oriente que vieram a Belém adorar o
Menino Deus. Estes reis vieram de lugares diferentes e se encontram buscando um
mesmo sentido para o surgimento de uma luz diferente no céu. Melquior,
cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur na
Caldéia, é ele quem oferece o ouro. Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai
confirmar”, veio do mar Cáspio, é ele quem oferece o incenso. Baltasar,
cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo
Pérsico, é ele quem oferece a mirra.
Nos magos do oriente está o ser
humano que, na luz da estrela, vai até Cristo para adorá-lo em sua humanidade. Os três
reis representam as raças e os povos de todo o mundo. Por isso, a Epifania
recorda-nos que o único lugar onde podemos encontrar Deus nesta terra é na
humanidade de Jesus. Jesus é o maior sinal de Deus para a vida do povo. Após
encontrarem o Menino a estrela desapareceu, pois ela era apenas sinal de onde
se encontrava a verdadeira luz que é Deus.
A Epifania é a manifestação de
Jesus como Filho de Deus e Salvador do mundo. Desde o pecado de Adão e Eva,
Deus toma a iniciativa e vem ao encontro da humanidade para se revelar como o
Deus que salva. O Papa emérito Bento XVI diz que, por amor, Jesus fez-se
história na nossa história.
Na vida de Jesus encontramos
outras Epifanias que se destacam: A primeira foi sua manifestação aos Magos do
Oriente na gruta de Belém. Também temos a Epifania no momento do Batismo,
quando o Pai revela que Jesus é seu Filho amado (Mt 3,17). A Epifania no início
de sua vida pública, nas bodas de Caná (Jo 2,1-11). E a Epifania na Cruz,
quando o centurião romano diz: “verdadeiramente este era o Filho de Deus”(Mt
27,54).
A Liturgia da Festa da
Epifania tem como tema a luz. Não há treva no mundo que resista a luz de
Cristo. Os Reis Magos buscam a verdade com o coração revestido de humildade e,
iluminados pelo Cristo, mudam suas atitudes, a direção de suas vidas. Nos
presentes oferecidos ao Menino está o reconhecimento de quem realmente Ele é, e
a missão que veio realizar entre os homens: O Ouro simboliza sua realeza; o
incenso sua divindade e a mirra sua humanidade.
Os Reis Magos representam todos os povos e
nações, chamados ao encontro com Deus, em Jesus Cristo. Pois Jesus não
veio salvar somente um povo, um grupo religioso, mas ele
nasce para salvar os homens e mulheres de todas as culturas e nações.
A festa da Epifania é a grande
celebração da Salvação Universal de Deus. Os Reis Magos representam os homens
de todos os tempos que desejam ir ao encontro de Cristo, e que são capazes de o
ver e o acolher como o Deus que veio para trazer libertação para a vida de todo
o povo, como reza o Salmo 72: “Os reis de Társis e das ilhas lhe trarão
presentes, os reis da Arábia e de Sabá oferecer-lhe-ão seus dons. Todos os reis
hão de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações (Sl 72, 10-11)
terça-feira, 2 de janeiro de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)

























