segunda-feira, 27 de março de 2017

Caminhada dos Grupos de Reflexão paroquial

 
 No estado do Paraná (Regional Sul 2 da CNBB) há uma grande solicitude para com essa atividade pastoral, e em nossa paróquia não é diferente. Dom João Bosco Barbosa de Sousa OFM, presidente de nosso Regional, em 2012e hoje bispo de Osasco-SP, dizia os fundamentos dessa importante atividade: “Desde o tempo dos apóstolos, os cristãos guardaram o costume de reunir-se nas casas, para encontrar o Senhor na partilha da palavra, na oração, no testemunho de vida e na fraternidade. As pequenas comunidades que se reúnem ao redor da Palavra de Deus, contam com a presença do próprio Jesus, como ele garantiu” (cf. Mt 18,20). Depois continua: “Hoje há uma grande  insistência de nossa Igreja de que todos participem permanentemente de pequenos grupos, em torno da Palavra de Deus e da oração, fazendo da Igreja uma ´comunidade de comunidades`” (p.1). Existe, em nosso regional, uma equipe que elabora três roteiros anuais para os encontros quinzenais dos grupos, atingindo os três ciclos litúrgicos: do Natal, da Páscoa e do Tempo Comum. E, a fim de ajudar a animar os grupos, para cada sete livretos é também disponibilizado um CD com cânticos e testemunhos.
Para que nas paróquias se forme aquela rede de comunidades e de grupos, o DAp propõe concretamente: “Levando em consideração as dimensões de nossas paróquias, é aconselhável a setorização em unidades territoriais menores, com equipes próprias de animação e coordenação, que permitam maior proximidade com as pessoas e grupos que vivem na região. É recomendável que os agentes missionários promovam a criação de comunidades de famílias que fomentem a colocação em comum de sua fé e das respostas aos problemas” (n. 172; SD n. 58; DGAE 2008-2010 n. 157). Veja-se que neste n. 157 diz que a setorização das paróquias em unidades territoriais menores não é um dos caminhos, mas o caminho. As DGAE 2011-2015 também reconhecem ser este o caminho inevitável (cf. n. 62).
As comunidades são, pois, convocadas (cf. DAp n. 179; DGAE 2011-2015 n. 61) para que se organize, concretamente, a estrutura da paróquia em dezenas ou até em centenas de grupos de famílias, também chamados de grupos de vivência, grupos de reflexão, círculos bíblicos, onde aconteçam a reflexão, a oração e a ação, tornando-se para isso indispensável  a organização cuidadosa dos grupos, a preparação diligente dos seus coordenadores e a escolha ou elaboração criteriosa dos conteúdos para os encontros. Há décadas já existem práticas muito fecundas nesse sentido, mesmo que ainda restritas a paróquias, dioceses e regionais mais pioneiros.
Podemos e precisamos ampliar esses nossos grupos, pois assim, melhor assistimos às nossas famílias, e consequentemente, cuidamos das mesmas!

Formação de Assessores da IAM


A coordenação da Infância e Adolescência Missionária da Diocese de União da Vitória, nesse fim de semana último – 25 e 26 de março – esteve reunida em nossa Paróquia para a realização do encontro de formação para assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no objetivo de implantarem grupos nas paróquias onde ainda não se tem e fortalecer as que já possuem. O encontro foi assessorado pela coordenação da IAM de Ponta Grossa.

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Dom Carlos sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos.  Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China. Seu desejo era ir à China e ser missionário com os missionários.
Embora tenha nascido para socorrer a triste situação das crianças chinesas, logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. O resgate, o batismo, o sustento e a educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo foram, desde o início, os objetivos da Infância e Adolescência Missionária. Um plano ambicioso: prestar todos os socorros materiais, morais, intelectuais e religiosos de que necessitam as crianças de todos os lugares, culturas, raças e crenças.
 
 
 
 Por que Infância?
Porque os protagonistas são as crianças e adolescentes, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro, independentemente da cultura, raça ou religião. O nome “Infância e Adolescência Missionária” vem de uma devoção existente então na França: a infância do Menino Jesus. Por isto surgiu com o nome de “Santa Infância”.
    
Por que Missionária?  
É missionária porque educa as crianças no crescimento da fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal.  Pelo compromisso do batismo, vivem concretamente a experiência da partilha da fé e seus bens com todas as crianças do mundo.

Festa da ACIES 2017

Neste último domingo, 26 de março, na Igreja Matriz do Rocio, dirigida pelo nosso vigário Frei José Romão,MsS deu-se a festa da Acies - consagração dos legionários a Nossa Senhora. Individual ou coletivamente, no dia 25 de Março ou em outro dia conveniente, a legião como um só corpo se reúne para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a benção para um novo ano de combate contra o exército do mal.
A Acies é a grande solenidade do ano e a festa central da Legião. Cada legionário como um filho e devoto, é convidado e convocado para participar desta festa. É a declaração da união, da dependência e renovação do compromisso de fidelidade da Legião.
Dentro de uma cerimônia marcada pela fé e devoção, com alegria no momento oportuno chegando em frente do Vexillum, os legionários, um a um, ou dois a dois, se forem numerosos, colocando a mão sobre a haste do estandarte, pronunciam em voz alta a consagração individual: “EU SOU TODO VOSSO, Ó MINHA RAINHA E MINHA MÃE, E TUDO QUANTO TENHO VOS PERTENCE”. Feito isto, largam o Vexillum, inclinam-se levemente e afastam-se. O nosso manual na página 170, número 30 item 1, apresenta orientações praticas para que haja ordem e dignidade nesta cerimônia. É importante que todos os legionários participem, salvo em situações de impossibilidade real.
Mais do que uma renúncia, poderíamos dizer, a Consagração é um investimento; é colocar nossos bens mais preciosos nas Mãos Daquela que sabe administrá-los melhor do que nós, porque é a Grande Tesoureira de Deus; é colocar nossos bens na Arca do Imaculado Coração de Maria. Vivamos como uma oferta agradável à Deus.
 

Manhã de espiritualidade com os coroinhas

Por Edson Celulare (Aspirante servitano)
Na manhã deste domingo, 26 de março do ano da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo de 2017, aconteceu o 1º Encontro de Formação para Coroinhas e Acólitos na paróquia Nossa Senhora do Rocio.
Teve início às 8h com um café da manhã acolhendo a todos,  em seguida todos participaram da Missa das 9 na Matriz, presidida pelo Frei Cristóvão Carvalho,MsS, nosso vigário paroquial.
Após a Missa seguimos até às 12h com a formação, que fora ministrada pelo aspirante Edson Celulare, do Instituto Missionário Servos do Senhor.
 
 Na ocasião foram passados para os nossos coroinhas e acólitos o significado e todas as partes da "Santa Missa".O encontro teve a alegria de ser visitado pelo nosso bispo diocesano Dom Agenor Girardi,MSC. Na ocasião o mesmo frisou a importância dos Coroinhas e Acólitos para a comunidade paroquial e com palavras de perseverança aos mesmo, deu a sua bênção episcopal encerrando assim a manhã de formação, para a glória de Deus Pai!
 
 

quinta-feira, 23 de março de 2017

Acolhida aos Aspirantes Servitanos

Na Missa da Pastoral das Vocações e Ministérios desta última terça-feira, 21.03 presidida pelo nosso prior geral, frei Givanildo,MsS e concelebrada pelos freis de nossa paróquia foram apresentados os aspirantes - Fabrício(SP), Walysson(MG), Augusto(BA), Edson(PE) e Rozil Gomes(PB) - que dão início à sua formação no Instituto Missionário Servos do Senhor, tendo em vista a Vida Religiosa Consagrada e que nesse primeiro ano residem aqui em nossa paróquia sendo acompanhados pelo frei José Romão,MsS - nosso vigário paroquial. Sejam bem-vindos!
Em seguida à Missa os membros da PVM ofereceram um lanche de acolhida na casa paroquial!
 
 

 
 

quarta-feira, 15 de março de 2017

Catequisandos se aprofundam no tripé quaresmal

Nesta quarta-feira nossos catequistas do 3º, 4º e 5º ano reuniram todas as turmas em nossa igreja Matriz para estudarem juntos sobre "Oração, caridade e jejum: caminhos para a conversão".

 
O período quaresmal são quarenta dias em preparação para o grande dia, dia da Páscoa, da ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo.
Para chegarmos à gloria, precisamos passar pelo caminho de conversão e reflexão onde nós nos revemos, olhamos para nós mesmos e percebemos onde eu preciso mudar? Onde eu preciso me converter? Para dessa forma vivermos mais próximos de Cristo.
Assim neste tempo, somos convidados a vivenciar três atitudes que são os pilares da vida cristã: a Oração, relação do homem com Deus; o Jejum, relação do homem consigo mesmo; e Caridade, relação do homem com o próximo. Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da re- conciliação fraterna.
 Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus que venceu a morte por nós. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. 
A Quarta-feira de cinzas veio nos lembrar que do pó nós viemos e para lá voltaremos, que nós não somos nada sem a graça de Deus, sem a misericórdia Dele, por isso precisamos nos mortificar do nosso homem velho manchado pelo pecado e mergulhar na misericórdia de Deus.
Faça essa experiência, volte a trilhar os caminhos de Jesus, por que Ele te ama, te perdoa, e te espera de braços abertos. Jesus preferiu morrer por ti, do que viver sem ti. Volta-te para ele. Santa quaresma a todos!

REINÍCIO DA CEM