quarta-feira, 18 de maio de 2016

Qual a diferença entre frei e padre?...

As crianças costumam perguntar... então aí vai uma resposta:
 Na Igreja Católica, a palavra “clero” quer significar todos os ministros sagrados que receberam o sacramento da Ordem: Bispos, padres e diáconos. Quem faz parte do clero é chamado de “clérigo”. Entre os clérigos se distinguem aqueles que compõem o clero regular (que seguem as regras de uma ordem religiosa, por exemplo os freis servitanos) e o clero secular ("secular" é uma palavra que provém da língua latina: "sæculum", que significa mundo).
O clero secular vem chamado assim porque, no passado, tinha a característica de desempenhar atividades voltadas para o público, enquanto que o clero regular vivia em função de conventos e mosteiros. Hoje em dia, encontramos tanto uns quanto outros dedicados às mais variadas formas de apostolado e à administração junto do povo de Deus. Prevalece a distinção de que o clero regular pertence a uma Ordem, Congregação ou Instituto de Vida Consagrada, com suas regras de vida e espiritualidades próprias.

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, sendo baseada nos 3 graus do Sacramento da Ordem: o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconado. Basicamente, a hierarquia vai desde o diácono, passando pelo presbítero (ou padre) e vai até o bispo (arcebispo, primaz, patriarca e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa). 

Brincando para fazer pensar: tem frei que é padre e tem frei que não é padre. Tem padre que é frei e tem padre que não é frei. “Padre” e “Frei” são títulos como “Bacharel”, “Doutor”, entre outros. Vamos alinhavar isso: Padre vem de “pater”, que significa “pai” em latim. É um título para o sacerdote: um homem retirado do povo para servir o sagrado, para santificar... como um bom pai de família. Ao falar em padre, normalmente se pensa em padre que trabalha numa paróquia. Pensa-se numa espécie de pai para a comunidade  Frei vem de “frater” que significa “irmão”, “frade” em latim. Frade é membro de uma congregação religiosa, homens que vivem uma mesma regra e mesmo ideal, num convento. É título do religioso. 
Entre si e perante os outros, os frades se chamam de “frei”, uma abreviação de “frade”. Sacerdócio – ser padre – é uma vocação. Como o casamento é uma vocação. Ser religioso é outra vocação (ser servitano, franciscano, jesuíta, salesiano, redentorista, dehoniano, dominicano, etc.; mais de uma dessas congregações seus religiosos são chamados de freis, como título interno. Os beneditinos se intitulam de “dom”). As duas vocações não se repelem. Colaboram. Há religiosos que também se tornam padres e há também frades (freis) que não são ordenados padres. Chamamo-los de “Irmãos Leigos”. Dentro de um convento podem até ser superiores, assim como vocês conhecem “freiras”, “irmãs” no mundo feminino; temos os “freis” e os “irmãos” no mundo masculino. Então, um religioso que é ordenado padre tem dois títulos: Padre e Frei. O grau de sacerdócio é o mesmo. Nem há diferença nos estudos: todos os padres devem ter cursos de Filosofia e Teologia como base. Alguns se especializam em alguma matéria, tanto entre os chamados padres diocesanos (ou seculares) como entre os religiosos.

FESTA DE SANTA RITA DE CÁSSIA


Maria, Mãe e Serva, Mãe de Deus, Mãe das mães


O mês de maio, em geral, toca nosso coração por vários motivos: é o mês em que celebramos o Dia das Mães, e entre todas elas, aquela que é a mãe de Deus e nossa Mãe, a Virgem Maria a quem amamos e reverenciamos em nosso Instituto, com o titulo de Maria, Mãe e Serva, aquela mulher que, por excelência, consagra-se a Deus para o serviço, ao receber o anúncio do Anjo Gabriel, a primeira atitude dela é ir ao encontro de Isabel, sua prima, que estava necessitar de seus préstimos.
 Quando no mês de maio, celebramos o dia das mães, celebramos a vida, sua presença amorosa no lar, presença que acolhe, cuida, educa e ajuda a crescer. Desta forma queremos, no Dia das Mães cumprimentar e agradecer a todas as mulheres de nossas paróquias, seja na diocese de Eunápolis, seja em União da Vitória, Bonfim ou Paulo Afonso, bem como as de nossas paróquias de origem, que assumem e vivem com dedicação e responsabilidade sua vocação materna, que se realiza de diversas maneiras, seja no cuidado dos próprios filhos, seja na acolhida e adoção de outros, seja na vida consagrada, lembramos nossas irmãs, as Missionárias Servas do Senhor que, ao renunciar a maternidade biológica, pelo Reino de Deus, não abdica da maternidade espiritual, mas a realiza ao entregar toda a vida ao serviço de tantas crianças. Deus Pai, por intercessão de Maria, Mãe e Serva, derrame suas bênçãos sobre todas as mães do nosso Brasil.
Maio é também o mês de Maria, e desde o início da evangelização do Brasil, Nossa Senhora teve e tem uma grande presença na formação e na vivência cristã do nosso povo. Pode-se dizer que a nossa cultura tem raiz cristã e mariana. Basta observar quantas dioceses, paróquias, cidades, vilas, bairros, serras, rios, colégios, empresas, pessoas trazem o nome da Mãe do Céu, sob os mais diferentes títulos com os quais é invocada no Brasil e no mundo, para perceber o quanto o nosso povo, venera e ama a Virgem Maria. E nós, Missionários Servos do Senhor a devotamos também sob a sublime missão de Mãe que Deus a confere, e não apenas um título. Deus a escolhe e a elege bendita entre todas as mulheres, Ela que aos pés da cruz recebe seu Filho, mas permanece firme, trazendo-O nos braços e apontando para o seu Coração misericordioso, que acolheu e redimiu a todos com e por amor.
Que Maria, Mãe e Serva abençoe todos os nossos lares, para que sejam uma pequena igreja doméstica, onde se vive o amor, a fé, a união e a paz.

CAFÉ COLONIAL – AROMA DE COMUNHÃO E SUPERAÇÃO


Em momentos de tantas inverdades no Brasil, algumas verdades são inabaláveis e não se tornam relativas. Uma delas é o gosto e a apreciação pelo café. Logo que se adentra em uma casa, após os cumprimentos, já se escuta: “vamos nos sentar e tomar um café” ou “vou passar um cafezinho”!

 Envolvidos nesta verdade a equipe de liturgia da Paróquia Nossa Senhora do Rocio, antecedido da Santa Missa, realizou no último dia 07, véspera do dia das mães, já que café tem sinônimo de encontro, alegria, partilha, afeto, festa... um café colonial, segundo os moldes próprios, com uma pitada generosa de organização, bom gosto, sabores e muita alegria, para comemorar o dia das mães e com muito do trabalho em equipe, no que tange ao saldo, adquirir materiais para a liturgia.


 Com muita gratidão e carinho, agradecemos a tantos quantos que organizaram, trabalharam e participaram do café. Para a Paróquia fica um momento de evangelização fora dos moldes tradicionais. Para os que participaram, um momento festivo; para os que fizeram, um momento ímpar de superação.

 Em tudo prevaleceu o poder encantador e insuperável do café!


PASTORAL OU MOVIMENTO


segunda-feira, 16 de maio de 2016

O pastor vai encontrar as ovelhas

Neste último sábado (14/05) nosso pastor, Frei Antoniel,MsS começou o dia de visitas ao redil. Logo pela manhã esteve num momento com a turma do 5º ano da catequese, em preparação à crisma, quando os interpelou: por que e para quê estão aqui, agora é a hora de vocês caros adolescentes, livre e conscientemente darem o sim ao Senhor em sinal de vossa plenificação quanto à Iniciação Cristã!
 Em seguida junto a frei Romão, vigário paroquial, foram à capela São Gabriel, primeiro em visita ao Lucas, coroinha, que está cirurgiado e em seguida passou no retiro do MECEs tendo em vista o envio dos seis novos na missa de Pentecostes no domingo 15. Saudou e almoçou com os mesmos. O retiro fora conduzido pelo postulante Francisco Ediran.
 Depois do almoço passou também na confraternização de páscoa das zeladoras das capelinhas acolhidas pelo casal Antonio e Janete e conduzido pelo postulante Rangel, onde explanou um pouco sobre a importância de tal movimento bem como as benfeitorias que as mesmas fazem para o com a formação própria do Instituto Missionário Servo do Senhor, bem como o seminário diocesano Rainha das Missões. Além de explicitar clarissimamente a aplicação daqueles recursos.




 Depois correu para a reunião ordinária do CEP que não fora fotografada. E à noite, encerrou o dia com o término do tríduo de Pentecostes na Matriz com a presença do Grupo de Oração da Catedral, preparado pela RCC paroquial assessorada pelo postulante Cláudio.
Enfim, um dia de intenso pastoreio para glória de Deus Pai!