quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ATA DA ASSEMBLEIA DE 2016



No coração de um Padre

Por Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES

 Do coração de Deus é gerada a vocação de um padre.
Do coração da mãe Igreja é despertada sua vocação ao serviço.
Do seu coração nasce o desejo de servir ao povo de Deus.
E do meio do povo ele surge. 

No sagrado coração de Jesus está o padre.
No coração do padre está a sagrada vida do povo.
Assim, no coração de um padre há muita humanidade.

Angústias, tristezas, alegrias, esperanças, fome e sede de Deus.
Dor e sofrimento de si e dos outros.
Um homem que marca e é marcado pela vida do povo.

No coração de um padre há muitos rostos com muitos sorrisos e lágrimas.
Decepções, frustrações, sombras e também muita motivação, alegria e luzes.
No coração de um padre há muitos sonhos.

Este tão nobre coração, guiado pela força do Espírito Santo.
Faz o povo reavivar o encanto,
De ver vida nova florescer,
E a fé em Deus permanecer e renascer.

Doando-se por inteiro
Perde e ganha a vida
Consome-se na missão
E alarga as fronteiras de seu coração

Seu sim é vontade de servir a Deus
Realizar a vocação.
Vivenciar o chamado,
Junto a todos os irmãos.

E assim, realizar a jornada da vida
Acolhendo em seu coração
As vivências da missão.

Porque no coração de um padre
Há muita vida por DESPERTAR e VIVER. 

JESUS: O AMOR AMANDO A HUMANIDADE

Por Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

 No passado Deus criou
No presente Deus cuida da criação
No futuro Deus renovará
E a vida segue cumprindo sua missão.

E Deus faz-se humano
Redime a nossa humanidade
Nova luz surge
Criando irmandade.

E não fomos mais os mesmos
Não somos mais os mesmos
E não podemos ser os mesmos.

No passado pode morar escuridão
No presente pode viver a conversão
No futuro há de vir a transformação
E no amanhecer de um novo tempo um renovado coração.

É Deus se encarnando
É Deus iluminando
É Deus curando
É Deus salvando.

É mistério escondido e revelado
É vida acontecendo
É encontro entre Deus-Criador e o Humano-Criado

No passado ficam as lembranças
No presente ficam as vivências
No futuro as expectativas
E com Deus novas experiências.

É Deus que mostra seu rosto e seu coração
É Deus Conosco, Emanuel
É Deus “misericordiando”
É Deus abrindo os caminhos do Céu.

É o Menino-Deus nascendo por uma Mulher
É a Mulher cheia de alegria sendo instrumento de graça e salvação
É a esperança fazendo-se vida
É o amor amando a Criação

No passado os medos e as decepções
No presente a coragem e a vontade
No futuro os desejos e aspirações
E o mundo construirá nova humanidade.

É Deus mostrando seu amor
É Jesus vivendo o amor
É o Espírito agindo no amor
É o humano sentindo-se amado pelo AMOR.
É a humanidade passeando pela memória
Visitando o ontem, o hoje e o amanhã
E vendo no decorrer da história
O Amor amando a humanidade.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

PALAVRA DO PÁROCO

“Preparai os caminhos, eis que vem o Senhor!” Já desde o fim de novembro caminhamos ao encontro do Senhor que vem na celebração do Advento. “O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.”
No domingo, 04/12, nossa Paróquia, com a tristeza da partida, mas com a alegria de todo trabalho experimentado, despediu-se dos postulantes Carlos, Cláudio, Rangel, Leonildo e Lukas, que estiveram conosco nos últimos dois anos, bem como Ediran e Rogério, no último ano e, frei Lyon, que desde 2013 esteve aqui muito colaborando para a pastoral de nossa paróquia bem como a manutenção de nossa casa junto a todos os benfeitores queridos que, a cada motivação sua, respondiam com esmero. Obrigado a eles e também a todos que até aqui têm colaborado com nossa casa e igreja paroquial. A Missa fora presidida pelo nosso pároco que agradeceu a todos e cada um deles com sua doação, abençoando-os e enviando-os às novas etapas e missão na Bahia.
Estamos já, vários grupos, na celebração da Novena de Natal, oportunidade que a Igreja nos dá de reunir a família, a rua e juntos fazer essa “bela experiência de pastoral popular no Brasil. Bem em sintonia com o tempo litúrgico do Advento, elas estimulam a conversão aos caminhos do Senhor, despertam para a espera vigilante e dispõem a acolher com alegria o Deus que veio, que vem continuamente e que ainda virá, conforme Jesus prometeu.” (Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo)
No dia 17.12 realizaremos a nossa Assembleia Paroquial: “reunião dos Coordenadores, agentes de pastoral e representantes da comunidade, com seus pastores, para avaliar e planejar a ação pastoral paroquial. Ao reunirmo-nos é importante ter presente: 1. A Pastoral atualiza a prática evangelizadora de Jesus; 2. A Pastoral é serviço. A Igreja é uma comunidade de servidores; 3. O Espírito Santo é o principal agente.
E enfim, mais um Natal, que “inicia-se no dia 24 de dezembro e conclui-se com a festa do Batismo do Senhor, a ser celebrada no dia 11 de janeiro. A celebração do Natal dura oito dias. No domingo dentro da oitava, dia 28 de dezembro, celebra-se a festa da Sagrada Família. No dia 1º de janeiro, oitavo dia do Natal, celebra-se a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Nesse dia também se celebra o Dia Mundial da Paz, instituído pelo Papa Paulo VI e celebrada pela primeira vez em 1968, com o objetivo de dedicar o primeiro dia do ano à reflexão e à oração pela paz no mundo.” No dia 24.12 nossa Missa de Natal será às 20:30h!

No dia primeiro de janeiro de 2017, nosso pároco, às 10:30 também assume como pároco a Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Limeira. Por ele rezemos, bem como por aquela paróquia que é “nossa filha”! Happy new year! Até mês e ano que vêm!