segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O que é a Assembleia Paroquial de Pastoral?

       A Assembleia Paroquial de Pastoral é a reunião dos Coordenadores, agentes de pastoral e representantes das comunidades, com seus pastores.
       É um momento forte e de muita importância para a caminhada paroquial. Sua missão é celebrar os frutos da Ação Evangelizadora na Paróquia, bem como avaliar a caminhada feita e lançar luzes para o futuro. Planejar as principais atividades da Paróquia a partir de uma avaliação séria da caminhada.
Uma Assembleia Paroquial é o lugar mais indicado para ouvirmos os gritos de nossas lideranças, traduzi-los em necessidades para serem ações concretas. Estas têm como meta a formação e dinamização de nossa Igreja enquanto rede de comunidades missionárias.
       O pároco é quem estabelece os critérios de participação. O mais comum é a participação de dois ou três membros de cada comunidade, pastoral, ministério, movimento e grupo de serviço. É indispensável que todas as forças vivas da Paróquia estejam presentes nas discussões e encaminhamentos, a fim de que aconteça a comunhão de todos para o bom êxito da ação evangelizadora.
       É bom que cada participante reflita com sua comunidade, sua pastoral, movimento quais foram os pontos positivos e negativos na ação pastoral e evangelizadora da Paróquia.


        Pressupostos:
Ao reunirem-se é importante ter presente:
A Pastoral atualiza a prática evangelizadora de Jesus.
A Pastoral é serviço. A Igreja é uma comunidade de servidores.
Espírito Santo é o principal agente. 
O nome disso é Espiritualidade Pastoral.
       O que caracteriza uma Assembleia Paroquial de Pastoral?
É um momento de integração e comunhão.
A Assembleia é expressão da “Pastoral de Conjunto”.
É ação orgânica harmonizada, planejada, integrada, coordenada e objetivada do “Povo de Deus”.
       Assembleia, para quê?
Para: Avaliar e Planejar
       Alguns VERBOS não podem faltar numa Assembleia Paroquial de Pastoral:
ANALISAR as ações pastorais.
REFLETIR sobre os desafios da realidade (Análise de Conjuntura).
VIABILIZAR a execução das Diretrizes Pastorais (da Prelazia, da Paróquia, da comunidade).
AGILIZAR o calendário pastoral da paróquia (e das comunidades).
       Alguns ADJETIVOS dão um bom tempero a uma Assembleia Paroquial de Pastoral. Ela tem que ser:
ABRANGENTE (todos os paroquianos têm que ser “tocados” de alguma maneira).
SOLÍCITA (e atenta) (tem que ouvir todas as “vozes”, considerar os vários “segmentos” e deixar-se comover com os apelos e as carências.
CORAJOSA (tratar todas as questões que carecem de atenção).
CONTUNDENTE (tem que mexer nas estruturas pastorais). As que já caducaram; as que estagnaram e as obsoletas.
ANIMADORA (tem que reaquecer os agentes e trazer ânimo novo para a paróquia).
ALVISSAREIRA (tem que apresentar “boas-novas”. Trazer propostas novas e “arejar” as cabeças).
É indispensável...

 PREPARAR a Assembleia;
CRIAR “clima” de Assembleia;
REZAR pela Assembleia;
PÔR EM PRÁTICA as decisões da Assembleia.

1. O que é um Ano Santo ou Jubileu Extraordinário?

Na tradição católica, o Jubileu é o ano que a Igreja proclama para que as pessoas se convertam em seu interior e se reconciliem com Deus, por meio da penitência, da oração, da caridade, dos sacramentos e da peregrinação, “porque a vida é uma peregrinação e o homem é um peregrino” (MV 14). Em todos os anos santos é possível ganhar indulgências, graças especiais que a Igreja concede e que podem ser aplicadas à remissão dos próprios pecados e suas penas, ou também aos defuntos que estão no purgatório. O lema deste Ano Santo é “Misericordiosos como o Pai”, e a principal intercessora do Jubileu é Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe de misericórdia. A cada 25 anos, a Igreja celebra um Ano Santo Ordinário. O próximo será em 2025. Fora dos anos santos ordinários, a celebração do Ano Santo é “extraordinária”.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Fim de semana sacramental em nossa paróquia

O “já” e o “ainda não”
Por Frei José Romão da Silva,MsS
                Advento, tempo de espera, vigilância, preparação, escuta e esperança.
           
 

Neste tempo oportuno e santo nos colocamos como comunidade orante e vigilante. É oportuno por que é um tempo em que Deus nos chama para uma mudança de vida. É santo, pois cumpre-se a promessa: o Messias vem! Neste ínterim, a comunidade paroquial posta sob a proteção de Nossa Senhora do Rocio vive esse tempo do já e do ainda não. O “já” quando com muita alegria e entusiasmo, por meio da espiritualidade própria de cada sacramento, nos reunimos nestes dias para experimentarmos a misericórdia divina na Confissão, confirmar a fé pelo Crisma, nutrir-se do “pão” do céu pela iniciação eucarística e formar a mais bela sociedade que é a família pelo vínculo do santo matrimônio. Assim foram estes últimos dias para todos nós.

 

Ao término do ano, tudo vai naturalmente convergindo para o centro da vida daqueles que creem, para nosso Senhor Jesus Cristo. A fim de viver a centralidade da fé cristã muitos buscaram caminhos, aproximaram-se pelo conhecimento das coisas do céu, por meio da catequese e do banquete eucarístico. Para tanto, fizeram a experiência do amor misericordioso, no sacramento da confissão, quase cinquenta crianças.

Para animar a vida da comunidade, outros quase cinquenta jovens confirmaram sua fé por meio do crisma, revigorando a força jovem da Igreja. Todos esses sacramentos se deram porque como outrora também estes dias casais buscaram a união indissolúvel por meio do matrimônio. Assim o “já” é uma realidade sacramental enquanto nos preparamos pelo “ainda não” do advento para a grande festa do acolhimento redentor do Natal. O “já” dos sacramentos e o “ainda não” do tempo litúrgico nos envolvem numa realidade existencial celebrativa fazendo-nos participar desse mistério de fé. A atualização do amor de Deus por nós em dias de tantas crises, conflitos, inverdades, incoerências, medos, angústias, desilusões... eis que desponta para nós o Sol da justiça que é nossa estabilidade, verdade suprema, segurança inabalável, alegria eterna, esperança constante... Alegrai-vos e exultai, eis que vem o dia do Sol sem ocaso, da Luz que não se apaga, eis que vem o dia do Senhor. Um santo e profícuo tempo do advento, tempo da espera e acontecimento, tempo de Deus.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Primeira Eucaristia, comunhão com Deus e a Igreja, capela Santa Rita

No dia 29.11, reuniram-se na Capela Santa Rita, as capelas São Gabriel, Santa Luzia e a anfitriã para a Missa da Iniciação Eucarística de 11 adolescentes. Momento de graça e alegria.



 

Rezamos por todos os que colaboraram e se dedicaram para esta celebração, em especial: ao Frei Antoniel,MsS, nosso pároco, postulantes Cláudio e Lukas, aos Ministros e Coroinhas, aos Catequistas e aos Músicos.
Agradecemos a vocês, queridos pais, que durante esses dois anos depositaram sua confiança na nossa comunidade e em nossas catequistas. A Primeira Comunhão que os filhos de vocês receberam hoje é apenas o início de uma amizade com Jesus para toda a vida. Esperamos que vocês, pais, continuem esse trabalho dos catequistas, comprometendo-se com a educação cristã de seus filhos, trazendo-os sempre à missa, instruindo-os na fé e na caridade.
Agradecemos especialmente às crianças! Seres tão pequenos e frágeis, porém, capazes de nos ensinar muito e de transformar nossas vidas. Quem pode ficar indiferente diante da força de seu carinho, de sua ternura, de sua inocência!? Somos melhores com vocês e por vocês! Parabéns pela Primeira Eucaristia! Rezamos para que, ajudados por seus pais, vocês cresçam na vida de fé e deem sempre o exemplo de verdadeiros cristãos, frequentando a Santa Missa, servindo a Deus e aos irmãos!