quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Primeira Eucaristia, comunhão com Deus e a Igreja, capela Santa Rita

No dia 29.11, reuniram-se na Capela Santa Rita, as capelas São Gabriel, Santa Luzia e a anfitriã para a Missa da Iniciação Eucarística de 11 adolescentes. Momento de graça e alegria.



 

Rezamos por todos os que colaboraram e se dedicaram para esta celebração, em especial: ao Frei Antoniel,MsS, nosso pároco, postulantes Cláudio e Lukas, aos Ministros e Coroinhas, aos Catequistas e aos Músicos.
Agradecemos a vocês, queridos pais, que durante esses dois anos depositaram sua confiança na nossa comunidade e em nossas catequistas. A Primeira Comunhão que os filhos de vocês receberam hoje é apenas o início de uma amizade com Jesus para toda a vida. Esperamos que vocês, pais, continuem esse trabalho dos catequistas, comprometendo-se com a educação cristã de seus filhos, trazendo-os sempre à missa, instruindo-os na fé e na caridade.
Agradecemos especialmente às crianças! Seres tão pequenos e frágeis, porém, capazes de nos ensinar muito e de transformar nossas vidas. Quem pode ficar indiferente diante da força de seu carinho, de sua ternura, de sua inocência!? Somos melhores com vocês e por vocês! Parabéns pela Primeira Eucaristia! Rezamos para que, ajudados por seus pais, vocês cresçam na vida de fé e deem sempre o exemplo de verdadeiros cristãos, frequentando a Santa Missa, servindo a Deus e aos irmãos!

APRESENTAÇÃO E POSSE DO NOVO CEP

O QUE É O CEP?
Cân. 537 - Em cada paróquia, haja o conselho econômico, que se rege pelo direito universal e pelas normas dadas pelo Bispo diocesano; nele os fiéis, escolhidos de acordo com essas normas, ajudem o pároco na administração dos bens da paróquia, salva a prescrição do cân. 532.*
Tem por finalidade, ajudar o Pároco ou Administrador Paroquial na administração da Paróquia, manutenção e conservação dos bens e do patrimônio.
Nas Missas do dia 05 e 06.12 o novo CEP foi apresentado ao Bispo diocesano e empossado pelo pároco, respectivamente.

Posse do novo CEP. Termo de Compromisso junto à Igreja


  
  

-         Caros filhos, com alegria que os acolho para, pela propagação do Evangelho, me assessorarem em tudo aquilo que diz respeito à administração de nossa paróquia Nossa Senhora do Rocio. Vossos trabalhos devem ser frutos do encontro pessoal com Jesus. Por isso, eu pergunto:

v Vocês estão dispostos a servir a Igreja na diaconia de membros do Conselho Econômico Paroquial zelando pelos nossos bens, acompanhando bem de perto a organização de toda festa e promoção paroquiais, orientando e auxiliando nossas capelas quando necessário?

-         Estamos! 

Oração da bênção (impõe as mãos e, em seguida, asperge)

Pai todo-poderoso, que no Éden deu ao homem
a missão de zelar pela obra da criação
e que, pelo seu Filho, ao administrador fiel
prometeu confiar a administração de todos os seus bens,
olhai com bondade os vossos filhos,
que recebem esta missão da administração
para que se tornem conformes à imagem do vosso Filho Servidor
e possam merecer, ao termo feliz do curso de suas vidas,
ser acolhidos na alegria da vossa casa.

                     P.N.S.J.C

R/.  Amém. 

Oração (todos)

 "Senhor, diante ações de sua Santa Igreja, devo ter consciência de minhas responsabilidades como membro desse Conselho para o qual fui chamado. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus irmãos de missão e sob a orientação de nosso pároco, busco o consenso para alcançar a solução e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo. Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha para esse serviço. Senhor, administre o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar vossa Igreja cada vez melhor e mais humana."

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Abertura da Porta do Ano Santo da Misericórdia


Campanha da Evangelização 2015

COLETA A SER ENTREGUE NAS MISSAS DE 12 E 13 DE DEZEMBRO DE 2015
ENVELOPES NA IGREJA MATRIZ

A Campanha para a Evangelização associa a Encarnação do Verbo e o nascimento de Jesus Cristo com a missão permanente da Igreja que é evangelizar. Inicia-se na festa de Cristo Rei, e encerra-se no terceiro domingo do Advento, quando deve ser realizada nas comunidades a Coleta para a Evangelização.
Durante a Campanha deste ano, ocorrerá a abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. É desejo do Papa Francisco que a Igreja anuncie a misericórdia, caminho que une Deus e os homens, e nutre a esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.
As comunidades são chamadas a prepararem as pessoas para contemplarem o rosto misericordioso de Deus, manifesto na ternura do Filho que Maria Santíssima apresenta a todos, e acolherem os valores que Ele nos anuncia.

A Coleta para a Evangelização

O gesto concreto de colaboração dos discípulos e das discípulas missionários(as) na Coleta para a Evangelização será partilhado, solidariamente, entre as Dioceses, os 18 Regionais da CNBB e a CNBB nacional, visando à execução de suas atividades evangelizadoras.
Mais informações no link abaixo!
http://campanhas.cnbb.org.br/campanha/evangelizacao2015
Dia 13 de dezembro – Coleta para a Evangelização
A Campanha para a Evangelização segue o exemplo das primeiras comunidades, às quais Paulo recomendava que os que têm se enriqueçam de boas obras, deem com prodigalidade e repartam com os demais (cf. 2Cor 8 e 9).

sábado, 5 de dezembro de 2015

Abertura da Porta


13 de dezembro de 2015 – Ano Santo da Misericórdia – Abertura da porta santa na Matriz do Rocio na Missa das 9h!



sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Advento: tempo de preparação para o Natal - CPAE em 02.12.15

Advento é uma palavra latina que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos. Durante as quatro semanas do Advento a gente se prepara para o Natal. No Advento ouvimos as vozes sempre atuais dos profetas bíblicos, anunciando a vinda do Messias. Também ouvimos a voz de João Batista e do próprio Jesus anunciando a proximidade do Reino de Deus. 
Tempo do Advento é próprio do Ocidente. Foi instituído para que os fiéis se preparassem para a celebração do Natal, mas em pouco tempo adquiriu também um significado escatológico: de fato, recorda a dupla vinda do Senhor, isto é, a vinda entre os homens e a vinda no final dos tempos. 
O Advento é tempo de alegre expectativa. O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. 
Origem do Advento 
Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV na Gália (atual França) e na Espanha tinha caráter ascético com jejum abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor. Só após a reforma litúrgica é que o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas. 
Teologia do Advento 
O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo. Jesus que de fato se encarna e se torna presença salvífica na história, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15). O Advento recorda também o Deus da revelação, Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da missionariedade de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus. 
Espiritualidade do advento 
Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Maranatha"! Vem Senhor Jesus! 
O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (1Tm 1,1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições. 

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, "lutando até o sangue" contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.