segunda-feira, 16 de novembro de 2015

VIRGEM MÃE DO ORVALHO, DO ROCIO, ROGUE POR NÓS

No dia 15 de novembro começamos os festejos de nossa padroeira bem cedo, com os fogos da equipe da cozinha, acordando os fiéis para a festa de sua Mãe, a Senhora do Rocio. 
Logo que se deu a chegada dos padroeiros São Gabriel, Santa Rita e Santa Luzia, de nossas capelas, demos início à carreata pelas ruas de nosso bairro, tendo à frente, nossa Mãe, a Virgem Senhora do Rocio, seguida dos padroeiros das capelas mais um grande número de fiéis com seus carros, promovendo um buzinaço mariano alternado com motivações devocionais proferidas pelo postulante servitano Rangel.

Retornando à igreja nossos padres Frei Antoniel,MsS e Frei José Romão,MsS recebiam os motoristas vindos com seus carros na carreata com a aspersão, seguido da Santíssima Eucaristia solene presidida pelo nosso pároco, Frei Antoniel,MsS e cantada pelo coral Nossa Senhora do  Rocio.
Logo após a Missa, muito bem participada, lotando nossa Igreja, passamos ao pavilhão da paróquia onde participamos dum momento de fraternização paroquial deliciando-se com o almoço preparado pela prestimosa equipe da cozinha, coordenada pela Terezinha.
 


Após o almoço tivemos um momento de descontração com a realização de algumas rodadas de bingo e em seguida a coroação da rainha e princesa da festa. Eleita rainha a pequena Ana Laura Zamboni representando a Matriz da Senhora do Rocio, após intensa campanha e trabalho de todas nossas pastorais e movimentos e seus familiares e a representante das capelas Milleny recebeu das mãos do nosso pároco a faixa de princesa que contou com o trabalho e empenho das nossas capelas!
 Abençoe-nos nosso Deus Pai amoroso e misericordioso pela intercessão da Virgem do Rocio.


FESTA SOLENE DA SENHORA DO ROCIO

HOMILIA NA MISSA SOLENE DE NOSSA SENHORA DO ROCIO, 15.11.2015
ANO DA VIDA CONSAGRADA

“A minh’alma  dá glórias ao Senhor, o Poderoso fez em mim maravilhas”... não poderia iniciar essa homilia senão plagiando a nossa gloriosa padroeira, a Virgem Mãe e Serva, Senhora do Rocio, a primeira que se consagrou e diante da ação de Deus em sua vida, lhe respondeu com um cântico de louvor. Nós, religiosos, celebramos neste ano, por moção do Papa Francisco, o Ano da Vida Consagrada, oportunidade que temos de repensar a nossa consagração, nossas promessas ao Senhor. Eu, pela primeira vez, podendo realizar aquilo que é desejo de muitos de meus irmãos sacerdotes, ser pároco duma paróquia dedicada à Mãe, nossa Senhora, em minha primeira paróquia – NS do Carmo, em Belmonte-BA -, a festa solene não me coube, pois não era o pároco. Uma paróquia mariana dá-nos várias motivações e elementos para podermos rezar e aprofundarmo-nos em nossa fé. Tantas motivações levaram-nos, portanto, neste ano, nós, Servos do Senhor, a rezarmos por Maria, como a primeira que se consagrou, uma vez que somos também consagrados, bem como a todos nós, pelo Santo Batismo.
Assim, ao longo desses nove dias pudemos rezar e refletir nove das várias formas de consagração de Mãe de Deus e Serva da Igreja, da humanidade, a Virgem do Rocio, padroeira de todos vós paranaenses. Vimos sua entrega incondicional ao Senhor, pois creu na Sua Palavra, não vacilou, simplesmente acreditou, eram as palavras do Senhor, não era quaisquer palavras. Em e por Jesus foi consagrada como Mãe de todo homem, Mãe da Igreja, obra de Seu Filho.
Como Auxílio dos Cristãos, Maria, a Virgem do Rocio, se consagra como aquela que socorre os aflitos, começando por sua prima Isabel. Em Caná, consagrou-se como intercessora, a que pede ao Filho por nós, afinal ela é Mãe, qual filho não atende a um pedido dócil da mãe? Sua consagração foi por inteiro, como o Evangelho, foi categórica no Sim, não hesitou, respondeu ao Senhor com coragem, digamos até que com ousadia, porém, dócil, humildemente. Levando seu Filho ao Templo, aos pés da cruz, sua consagração também se fortalece, concretiza através da oração como Mulher orante.
Na sua resposta ao Arcanjo Gabriel sua consagração já se denota determinada, consolidada quando, no seu fiat dá-se em fazer exaustivamente a vontade do Senhor, “faça-se em mim conforme sua Vontade”. Não mais eu, mas Tu em mim! Razão à qual é aclamada como colaboradora muito próxima, direta ao Redentor, dita co-redentora. Aquela que redime com! Por fim, como todas as mulheres, sejam as esposas, mães, se consagra pela maternidade ou muitas das religiosas, consagra-se pela virgindade, a Mãe Virgem, antes, durante e após o parto, tudo por ação do Espírito Santo e vontade do Pai bondoso e amoroso.
Olhando para Mãe Maria e espelhando-se nela, ao rezar esta Santa Missa, só tenho um convite a fazer-vos, CORRAMOS APRESSADAMENTE AO ENCONTRO DO SENHOR, AINDA QUE TENHAMOS QUE SUBIR MONTANHAS, ENFRENTAR BARREIRAS, TEMPESTADES E NÃO TENHAMOS PRESSA EM VOLTAR, ELE PRECISA DE NÓS!
VIVA NOSSA SENHORA DO ROCIO.

Frei Antoniel de A. Peçanha,MsS

Pároco

MARIA, A VIRGEM DO ROCIO, A QUE PRIMEIRO SE CONSAGROU

Como desde o primeiro dia, também do quarto ao último dia do novenário de nossa senhora do rocio, a cada dia vimos rezando e refletindo sobre a consagração de Maria, ela, a primeira que se consagrou e recebendo diariamente um padre que conduzia a reflexão.


Assim no quarto dia, recebemos padre Abel que refletiu conosco a pessoa de Maria que se consagrou como intercessora dos pequenos. Seguindo, no quinto dia foi a vez de nosso vigário frei Romão, falar-nos sobre a virgem do rocio que consagrou-se, plenamente, com seu sim, com coragem. No sexto dia, tivemos a alegria de recebermos dois padres – Claudino e Cláudio, quando o último falou-nos de Maria como mulher orante.


No sétimo dia o padre Antonio teve seu momento de recordação, falando-nos de Maria que se consagrou como exímia fazedora da vontade do senhor, quando recordava de nesta nossa igreja, há 32 anos ter sido ordenado diácono, junto ao padre Mário Glaab. Já no oitavo dia, na reta final foi a vez do padre Sidney apresentar-nos Maria, a virgem do rocio, como co-redentora e, encerrando o grande retiro, mais uma vez frei Romão, apresentou-nos Maria que se consagra pela virgindade e maternidade.
Enfim, foram nove dias de intensas e profundas reflexões sobre a pessoa de Maria, nossa excelsa padroeira, sob o título de virgem do rocio que nos ajudaram no maior conhecimento e intimidade com a mãe, seja pela reflexões, seja pelos momentos de oração e devoção durante a novena, como o depósito de rosas e pedidos/orações aos pés da virgem pelos devotos e pastorais e movimentos homenageados a cada dia. Tudo para a glória de Deus Pai.


sábado, 14 de novembro de 2015

Pároco visita turmas da catequese


 Neste sábado, 14.11, nosso pároco - Frei Antoniel,MsS - esteve visitando algumas turmas da catequese para falar-vos acerca de Nossa senhora do Rocio, nossa padroeira!


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

III noite do novenário - Maria, consagrou-se como aquela que socorre os aflitos

Na noite de domingo 08.11, terceira de nosso novenário tivemos alegria de receber o Padre Ivo, pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus, que presidiu a Santíssima Eucaristia, na qual foram homenageados a Pastoral do Dízimo e a JUSC.
  
  

domingo, 8 de novembro de 2015

Instituição de Acólitos e Coroinhas

Na missa de 08.11 pela manhã nosso pároco Frei Antoniel,MsS instituiu no ministério de acólitos e coroinhas treze adolescentes de nossa paróquia que foram formandos sob os cuidados do postulante Cláudio e a coordenadora Sirlei Loss.


VOCÊ É CHAMADO A SER COROINHA
Não é uma escolha pessoal apenas. É uma proposta de Deus que o chama através de sua comunidade.
SER COROINHA NÃO É UM PRIVILÉGIO.
É UM SERVIÇO... UM MINISTÉRIO!!!

O Coroinha é aquele que tem:
*        Espírito de disponibilidade: está pronto para ajudar. 
*        Espírito de equipe: ninguém constrói nada sozinho, muito menos a Igreja e o Reino de Deus. Portanto, no grupo de coroinhas não deve haver competição, mas ajuda, companheirismo e amizade.
*        Espírito de fé: a celebração eucarística é o momento mais forte da vida da comunidade. É ali que todos celebram suas vidas, suas lutas pela justiça e a fraternidade. Por isso, o coroinha não está no altar como se estivesse fazendo um teatro. Ele está ali para ajudar a comunidade a rezar. Assim, deve participar da celebração com atenção e piedade.
Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão-Morte-Ressureição de Cristo.
Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho. 
Estar a serviço do próximo é estar pronto para a doação e a entrega, é ser amparo e consolo para os que necessitam, é saber amar e viver a caridade. A vida de Cristo foi dedicada a servir o próximo. Da mesma, forma o coroinha é chamado a servir como Cristo.
No seu serviço o coroinha deve buscar sempre a alegria e a disposição, o contato fraterno e amigo, o respeito e a dedicação às coisas sagradas.
Deus o abençoe!
“Eu dormia e sonhava que a vida era alegria. Acordei e vi que a vida era servir. Servi e descobri que servir era alegria".
(R. Tagore)
RESPONSABILIDADE DO COROINHA
1.     Participe das reuniões, missas e demais compromissos assumidos.
2.     Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações.
3.     Esteja sempre limpo, cabelos penteados, calçados e roupas bem arrumados.
4.      Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar. Trate os utensílios litúrgicos com respeito, como objetos destinados ao culto Divino.
5.      Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado pelas pessoas encarregadas de sua formação.
6.     Durante os atos litúrgicos, evite conversas, risos ou brincadeiras.
7.     Seja educado com relação aos colegas e todas as pessoas da comunidade.
8.     Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia.
9.     Dedique-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor.
10.   Observe o silêncio na Igreja e na sacristia. E mantenha a concentração, principalmente antes de começar algum ato litúrgico.
ATITUDES DO COROINHA
CHEGANDO À IGREJA: Ao chegar à Igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário contempla Jesus sacramentado. Aí deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades da celebração.
Do coroinha pede-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado).
Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão confiança e estima, coisas de que tanto precisam. O Pároco deverá, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.
ORAÇÃO DO COROINHA
Ó Jesus adolescente, que vivias com o Pai celeste em profunda e filial sintonia, aceita nossa dedicação a serviço da liturgia.

Nosso desejo é tratar com respeito, sem preconceito, as pessoas da comunidade, que contam com teu auxilio na difícil caminhada; dá-nos um coração repleto de amor aos pobres e simples deste mundo.
Alimenta-nos com a tua palavra e com os teus ensinamentos, pois queremos te ajudar, ó Jesus, a transformar a sociedade, e assim celebrarmos dignamente, com sinais, ritos e movimentos, a salvação que ofereces hoje e sempre em favor da humanidade. Amém!

II noite do novenário - Maria, consagrou-se como Mãe da Igreja

Na noite de 07.11, segunda de nosso novenário tivemos alegria de receber o Frei Pedrinho que presidiu a Santíssima Eucaristia, na qual foram homenageados os Coroinhas, o Coral Infanto-Juvenil "São Tarcísio" e a Comunidade Santa Luzia