terça-feira, 1 de maio de 2018

PALAVRA DO PÁROCO


Filhinhos caríssimos, Jesus Cristo ressuscitado permanece conosco, aleluia, glória a de Deus Pai. Ele abençoe a você e sua família! Iniciamos o mês de maio, mês que a Igreja confia à Maria Santíssima, de forma especial! Iniciamo-lo com a festa de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, de quem pedimos a intercessão pelos tantos desempregados de nossa região!
A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos – século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus.
Foi nesta época que o mês de maio e de Maria combinaram, fazendo com que esta celebração conte com devoções especiais organizadas cada dia durante todo o mês. Este costume durou, sobretudo, durante o século XIX e é praticado até hoje. As formas nas quais Maria é honrada em maio são tão variadas como as pessoas que a honram.
As paróquias costumam rezar no mês de maio uma oração diária do Terço e muitas preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria. Além disso, trata-se de uma grande tradição a coroação de Nossa Senhora, um costume conhecido como Coroação de Maio.
No dia cinco (05) a Comunidade São Francisco, do Rio d’Areia, realiza no pavilhão da Paróquia Senhora do Rocio um grande bingo na ânsia de poder continuar dar início às obras de reforma do centro catequético-pastoral. Participemos! De 19 a 22, realizaremos o tríduo e festa de Santa Rita de Cássia, na comunidade homônima, ocasião em que a comunidade celebra seu jubileu de prata na ação pastoral-evangelizadora! Na Matriz Senhora do Rocio, no dia 27 teremos o III Congresso Mariano, para o qual convidamos todos os movimentos marianos e devotos de nossa Senhora. E encerramos o mês, dia 31, com a solenidade de Corpus Christi, quando os católicos somos incentivados a adorar o pão e o vinho da eucaristia, que são a manifestação física de Jesus na terra, pois seu objetivo é comemorar a instituição da santa ceia por Jesus.  A festa é marcada por procissões pelas ruas com o pão da eucaristia. Em ambas as matrizes, Senhora do Rocio e das Dores, somos motivados à confecção dos tapetes desde a manhã, para após a Santa Missa das 15h, em procissão solene, nosso Senhor Eucarístico percorrer e abençoar as nossas famílias, nossos bairros, nossa cidade.
 Nos três últimos domingos (13,20 e 27) celebramos, respectivamente, as festas da Ascensão (no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus, Jesus sobe ao céu), Pentecostes (o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão) e Santíssima Trindade (mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou esse mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e de Si mesmo como Deus.), concluindo, de tal forma, o tempo das bênçãos pascais. Lembremos que no dia 20, teremos no Rocio, o almoço festivo da Comunidade Santa Rita de Cássia, precisamos concluir o pagamento da reforma de nossa igreja.
Nas intenções desse mês o Papa Francisco, propõe aos fiéis leigos são exortados a realizarem a sua missão específica colocando a sua criatividade ao serviço dos desafios do mundo atual.
Que pela intercessão da Senhora do Rocio, a Mãe das Dores, Deus vos abençoe e vos guarde! Até o mês que vem, para glória de Deus Pai!
Frei Antoniel,MsS

Nenhum comentário:

Postar um comentário